Pernambuco segue se destacando na retomada do turismo no Brasil, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. O Estado aparece em segundo lugar no ranking entre os que mais cresceram no índice de volume atividades turísticas no mês de setembro, com índice absoluto de 114,2, enquanto a média nacional foi de 77,8. À frente de Pernambuco, apenas Goiás, com 116,2.
No apurado de janeiro a setembro deste ano, entre os estados do Nordeste, Pernambuco lidera, com índice de 94,3%. Já a Bahia aparece na vice-liderança, com 83%, e o Ceará, com 68,4%, fechando os rankings dos três maiores Estados no volume total dos nove meses de 2021.
“Temos aproveitado a boa fase para divulgar os nossos destinos em feiras de negócios e marcar presença junto ao trade com roadshow e capacitações. Seguimos com bons projetos para fortalecer cada vez mais o nosso turismo, sempre atentos aos protocolos sanitários para garantir a saúde e o cuidado com a população e os turistas que aqui chegam”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Receita nominal
No Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, Pernambuco obteve crescimento de 6,5%, de agosto para setembro de 2021. Já no apurado de janeiro a setembro, o Estado ocupa a quarta posição, com 97,8, atrás de Goiás (114,7), Bahia (105,2) e Santa Catarina (102,3).
O Estado figura ainda como o terceiro maior incremento do País, entre agosto e setembro, com índice de 122,6, atrás apenas de Goiás (142,7) e Bahia (139,6).