Os foliões do município do Jaboatão dos Guararapes estão na contagem regressiva para o início do Carnaval 2023, que inicia neste sábado e vai até terça-feira, das 16h às 22h. A programação oficial da Prefeitura do Jaboatão está pronta e tem mais de 200 apresentações nos quatro polos fixos, em dois itinerantes e nos blocos e cortejos apoiados pela gestão municipal. Desse total, 180 serão com artistas, blocos e grupos jaboatonenses.
A volta do Carnaval de Jaboatão tem como tema “Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil” e homenageia representantes da cultura popular: a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro, além da artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco. O Polo Yapoatan será na Praça Nossa Senhora do Rosário, em frente à Casa da Cultura. O Candidé de Cavaleiro, será na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro. O Polo Tupinambá estará na praia de Piedade e o Polinho Brincantes, ficará no Parque da Cidade, em Prazeres.
No primeiro dia de festa, neste sábado, a folia será em dois polos, a partir das 16h. No Polo Tupinambá, no bairro de Piedade, se apresentarão a Orquestra Pernambucana de Ritmos, a Companhia de Danças Valdeck Farias e Allen Jerônimo e Rave Raiz. No Polinho Brincantes, no Parque da Cidade, em Prazeres, a criançada vai se divertir com Mateus & Katilinda e Banda, Tio Rodrigo, DJ Baloo e Lua.
De domingo a terça-feira, as opções para os foliões serão ampliadas e os mais incansáveis poderão sair pulando de um polo a outro, curtindo seus artistas e ritmos prediletos. É quando entram em cena o Polo Candidé de Cavaleiro (Na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro); Yapoatan (Na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire). Esses palcos funcionarão sempre das 16h às 22h. Na programação, muito frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, brega e blocos líricos.
Esquenta
A programação carnavalesca no Jaboatão iniciará oficialmente amanhã, mas, na noite dessa quinta-feira, já teve o Esquenta, em Jaboatão Centro. Blocos, grupos folclóricos e representantes de todos os ritmos que se apresentarão nos quatro dias de folia, participaram do evento de confraternização, em frente à Casa da Cultura, onde está o Polo Yapoatan. No palco, a Banda Praieira tocou muito frevo para o público presente. A animação foi uma prévia do que acontecerá até a próxima terça-feira.
Na ocasião, o prefeito Mano Medeiros foi homenageado pelos blocos que vão desfilar pelas ruas da cidade, num reconhecimento à valorização que a Prefeitura do Jaboatão vem dando a quem faz a cultura no município. “Há dois anos, não brincamos Carnaval e há muito tempo Jaboatão não tinha uma estrutura e uma programação tão representativa. Decidimos fazer este ano porque o jaboatonense merece um momento de diversão e alegria. Serão mais de 200 apresentações, sendo 180 com artistas que representam a nossa cultura. Foi tudo feito com muita dedicação para abrilhantar o Carnaval do Jaboatão”, disse Mano, ao agradecer a homenagem dos blocos.
Segurança
A produção do Carnaval envolve várias secretarias e órgãos do município, totalizando 869 servidores mobilizados para o evento. A segurança do Carnaval também terá uma atenção especial e contará com cerca de 1.500 profissionais da Polícia Militar, segurança privada e guardas municipais. Ao todo, serão 2.317 profissionais trabalhando nos quatro dias de folia.