Coluna da quarta: aglutinando forças

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de outubro de 2023 às 00h00min
Foto: Erlan Alexandre

Depois de conquistar o apoio do ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o prefeito Simão Durando (UB), que integra o grupo liderado por Miguel Coelho (UB), prepara um movimento ousado para seu projeto de reeleição em 2024: atrair o deputado federal Lucas Ramos (PSB) para o palanque.

Embora Lucas tenha dado declarações ríspidas sobre a possibilidade de uma união com Miguel, não custa lembrar que a política, além de ser a arte do diálogo, é bastante dinâmica. O retorno da família Coelho à Frente Popular é um exemplo de que novas costuras para o próximo pleito não podem ser subestimadas.

Apesar de o debate ainda ser prematuro, a viabilidade da união entre essas duas forças para o próximo pleito existe. E caso seja concretizada, Simão dará um importante passo para tentar se garantir por mais quatro anos à frente da principal prefeitura do interior do estado. Demonstrando, também, um grande poder de articulação.

Notas

Alinhados – O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), prestigiou, nesta terça (17), ao lado do prefeito João Campos (PSB), o evento de pré-abertura da primeira loja do Grupo Mateus no Recife. Além da instalação da unidade que vai gerar 350 empregos diretos, a agenda serviu para reforçar o alinhamento político existente entre os dois.

Autonomia – Ao impor uma nova derrota ao Palácio do Campo das Princesas na tarde de ontem (17), os deputados estaduais mais uma vez deram uma demonstração de independência entre os poderes. O movimento foi estimulado pelo presidente Álvaro Porto (PSDB), primeiro a levantar a voz e defender a derrubada dos vetos no início da sessão.

Votos isolados – Embora as bancadas do PL, PP e PT tenham sido fundamentais na derrubada dos vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta terça (17), os deputados Renato Antunes, Antônio Moraes e João Paulo, na prática, seguiram com o Governo do Estado. O resultado também serviu para revelar que o Palácio não conta com uma base consolidada na Alepe.

Curtas

Certame – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), anunciou que o Ipespe será responsável por supervisionar o concurso público que acontecerá no município. Serão 350 vagas para professor.

Desafio – Em meio a um debate sobre a proibição de fiscalização no HRA, o vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), fez um desafio e garantiu que deixaria de ser parlamentar, caso fosse impedido de exercer sua função.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO