Edilson Sem Terra deixa o Incra para disputar eleição em Caruaru

Notícias
Publicado por Redação
4 de abril de 2024 às 14h30min
Foto: Divulgação

Principal nome da chapa proporcional do PT Caruaru, o superintendente do Incra em Petrolina, Edilson Barbosa, conhecido por Edilson MST, se despediu hoje do instituto. Na última eleição municipal, ele obteve 1.498 votos e por pouco não foi eleito vereador.

Representante do Movimento Sem Terra, ele não só deve contar com a força do movimento na zona rural da Capital do Agreste, mas também com o empenho da deputada estadual Rosa Amorim, primeira sem-terra a ocupar uma cadeira na Alepe.

Confira a íntegra da nota divulgada há pouco:

Agradeço ao presidente Lula, ao Ministro Paulo Teixeira e ao presidente do INCRA César Aldrighi por toda confiança e cooperação enquanto estive na gestão da Unidade Avançada do INCRA no Sertão. Somos dirigentes de prontidão e por esse motivo precisamos estar preparados para cumprir tarefas, seja ela qual for, e fui designado pela nossa organização, o MST, e por nosso partido, o PT para concorrer ao mandato de vereador em Caruaru.

Em 11 meses de trabalho, conseguimos reestruturar o órgão com importantes conquistas que serão anunciadas pelo presidente Lula em breve: a criação da Superintendência Regional do Sertão, a criação da diretoria de obtenção de terras e a criação da diretoria para povos quilombolas. Além disso realizamos diversos mutirões de documentação, aplicação de crédito, vistorias, notificações, cumprindo assim o protocolo para que possamos agora iniciar o grande programa de reforma agrária do presidente Lula: a prateleira de terras.

Gostaria de agradecer pessoalmente ao presidente Lula, a nossa deputada estadual Rosa Amorim, o nosso dirigente Jaime Amorim, o Ministro Paulo Teixeira, o presidente do INCRA César Aldrighi, a diretora do INCRA Rose Rodrigues, ao Senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, ao Deputado Federal Carlos Veras, ao Deputado Estadual Doriel Barros, ao superintendente do INCRA Givaldo Cavalcante, ao superintendente da CONAB Elizaldo Sá, ao superintendente da Codevasf Edilazio Wanderley, ao Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social Wolney Queiroz, ao nosso pré-candidato a prefeito de Caruaru (PE) José Queiroz.

Agradecer aos servidores do INCRA de Petrolina, que acreditaram que um Sem Terra é capaz de ocupar uma cadeira tão importante institucionalmente para o povo camponês de Pernambuco e parte do território baiano. Agradecer a minha família, a Mauríceia Matias eterna companheira e a meus filhos.

Agradeço também, ao povo do Sertão, em especial aos Movimentos Populares que agregam a família da Reforma Agrária, Assentados, Acampados e Quilombolas.

Saio do Incra com o sentimento de dever cumprido, o grande desafio foi preparar a unidade para se transformar em Superintendência. Fizemos isso.

O novo desafio é construir uma pré-campanha de vereador em Caruaru pelo Partido dos Trabalhadores. Essa também é uma tarefa que faz parte da conjuntura. Nós do MST entendemos que esses espaços precisam ser ocupados por Sem Terra, sem perder o nosso grande foco que é construir a Reforma Agrária Popular nesse país.

Com muita certeza, companheiros e companheiras nos encontraremos nas trincheiras da luta. Seja na luta pela terra ou na luta da política institucional. Sou Edilson Sem Terra e jamais fugirei de uma tarefa dada.

Redação

Ouça agora AO VIVO