Em meio a uma semana decisiva para a greve dos professores das instituições federais de ensino, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) continua angariando apoios para as negociações com o Governo Federal. Nesta segunda (13), a presidente Teresa Lopes e a vice Erlene Roberta se reuniram no Recife com a senadora Teresa Leitão (PT) e o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).
Na avaliação de Teresa Lopes, a quarta semana de paralisação é um marco simbólico e a Adufepe está atuando para chegar a um acordo que beneficie a categoria. “Nós entendemos que, na quarta-feira, teremos uma resposta mais concreta às nossas demandas. O apoio de parlamentares que têm interlocução junto ao Governo Lula é essencial e é isso que estamos buscando”, reforçou Teresa.
O deputado Renildo Calheiros reconheceu a importância da Adufepe na defesa dos interesses dos professores e professoras. “Eu me coloco à disposição para colaborar para que os pleitos da categoria sejam levados ao Governo Federal. A Adufepe pode contar comigo”, salientou.
Para a senadora Teresa Leitão, que tem histórico no sindicalismo e na defesa da educação, é necessário que o movimento busque apoio dos parlamentares: “O mais importante nesse processo é que as negociações continuam e que uma saída negociada é muito possível”.