PCR embarca primeiros intercambistas do Programa Recife no Mundo

Notícias
Publicado por Redação
27 de junho de 2024 às 12h00min
Foto: Edson Holanda

Estudantes e professores da rede municipal de ensino do Recife começaram a desbravar o mundo. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, deu início aos embarques dos primeiros grupos de intercambistas contemplados pelo Recife no Mundo, programa que oferta curso de língua e intercâmbio para a rede municipal de ensino do Recife. Nesta quinta (27), um grupo de 30 estudantes e 10 professores seguiram rumo à Inglaterra e aos Estados Unidos, respectivamente.  

Esse é um momento muito especial para a Educação do Recife. Fizemos o embarque do nosso primeiro grupo de estudantes e professores para o exterior, por meio do programa de intercâmbio Recife no Mundo. É realmente um dia muito especial para os estudantes e suas famílias e para todos nós que fazemos a educação do Recife, gestores de escola e professores. A cidade do Recife, mais uma vez, inovou ao criar um programa de intercâmbio para jovens do ensino fundamental e, com isso, somos a primeira cidade do Brasil a conceber um programa nesse formato, onde os alunos irão passar o período de verão, que é o mês de julho, em países de língua inglesa. Com certeza, os estudantes irão trazer suas experiências para compartilhar com os amigos da escola, incentivando que outros jovens participem do programa ao longo dos próximos anos”, afirmou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Hospedados em Londres, na Inglaterra, o grupo de estudantes realizará o intercâmbio na Instituição Middlesex University, onde terão a oportunidade de trocar experiências e aprimorar o idioma. Já os professores, irão aperfeiçoar o uso da língua, bem como a metodologia de ensino para aplicação das aulas de língua inglesa em sala de aula. Os docentes estarão hospedados em Carbondale, em Illinois, Estados Unidos, com a realização do intercâmbio na Southern Illinois University. É importante destacar que o intercâmbio ocorrerá durante todo o mês de julho. 

Podemos dizer que hoje estamos colhendo os frutos de algo que foi semeado lá trás, que chegou o dia da concretização de tudo o que foi planejado e iniciado no ano passado. O programa foi criado em agosto de 2023 pelo prefeito João Campos e a partir de setembro já demos início às inscrições dos estudantes interessados em participar do programa. Em novembro, começamos o curso de inglês e, logo em seguida, a seleção para o intercâmbio. Então, dos mil estudantes participantes do curso, 100 foram selecionados. Hoje, comemoramos o primeiro embarque da primeira turma de intercambistas do programa Recife no Mundo, a primeira de muitas”, ressaltou a coordenadora do programa, Renata Serpa. Dos 100 selecionados, 35 deles irão para o Canadá; 35 para os Estados Unidos; e 30 para a Inglaterra, além dos dez professores que irão também para os Estados Unidos. 

A capital pernambucana é pioneira a nível nacional no intercâmbio no formato “summer camp” – que utiliza o período de um mês de férias para aprimorar um idioma – e para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e professores. Lançado em agosto de 2023, o Recife no Mundo oferta à rede municipal de ensino, de forma gratuita, curso de língua inglesa e a experiência de um intercâmbio internacional. A iniciativa está concretizando a necessidade de proporcionar o aperfeiçoamento e a habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e abrindo novas possibilidades através da comunicação. Incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da rede municipal do Recife também é outro importante objetivo do projeto. Foram contemplados com os cursos de língua inglesa do programa um grupo de 1000 estudantes dos Ensino Fundamental Anos Finais e 50 professores da rede municipal de ensino do Recife.

A viagem aos países de língua inglesa chega como um complemento de todo o aprendizado durante o período de aulas do curso de língua inglesa. O objetivo é desenvolver com nativos tudo o que foi aprendido em sala, além de trabalhar as relações interpessoais, troca de experiências, conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento de aptidões que vão além do universo acadêmico, permitindo aos estudantes e profissionais da educação da rede municipal do Recife, um retorno ao país de origem com a bagagem repleta de novas vivências, muito mais independência e consciência cultural, social e de mundo.

É importante destacar que os custos do curso de língua e do intercâmbio serão integralmente pagos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação do Município. O programa também oferece passaporte e visto, kit viagem, estadia em dormitório de universidade, curso de língua inglesa no exterior, seguro saúde e todo apoio da Secretaria de Educação do Recife. Sem dúvidas, uma experiência única para os nossos estudantes e professores, que terão a oportunidade de criar novas perspectivas sociais, culturais e ampliar os horizontes”, ressaltou o secretário Fred Amancio. 

Próximos embarques
Os próximos embarques do Recife no Mundo serão com os estudantes que seguirão para os Estados Unidos e Canadá, no dia 2 de julho, às 10h e às 15h30, respectivamente.

Redação

Ouça agora AO VIVO