Pedro Alcântara registra candidatura à presidência do PT Recife

Notícias
Por Redação
2 de maio de 2025 às 19h10min
Foro: Divulgação

O cientista político Pedro Alcântara registrou, nesta sexta (2), sua candidatura à presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores no Recife. A eleição ocorrerá no dia 6 de julho. A candidatura conta com o apoio do deputado estadual João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife, e de outras expressivas lideranças do partido, como o ex-deputado federal Fernando Ferro, o ex-presidente da legenda em Pernambuco, Bruno Ribeiro, além de forte apelo junto à juventude do partido.

O grupo afirma que Pedro Alcântara representa uma nova geração de dirigentes e chega respaldado por importantes setores da militância, movimentos sociais e quadros históricos do partido. Professor, ex-secretário estadual de Juventude do PT e ex-secretário estadual de Formação Política, Pedro é membro da Executiva Estadual e tem trajetória marcada pela atuação nas ruas e no debate político.

Sua candidatura propõe uma ampla renovação na direção do PT Recife, com base em três eixos principais: o reencontro com a militância e as bases sociais da cidade, a reafirmação do legado petista na capital e o reposicionamento do partido como força protagonista nas lutas urbanas e sociais. O documento destaca que, mesmo nos momentos mais difíceis da história recente, o Recife se manteve com o PT, graças à força de sua militância e da memória das gestões transformadoras na Prefeitura da cidade, como os governos de João Paulo.

Entre os pontos centrais da proposta estão a reativação dos diretórios zonais, o diálogo com juventudes e movimentos sociais, a defesa de uma atuação autônoma e respeitada nas alianças políticas, e o engajamento ativo nas pautas nacionais, como a reeleição do presidente Lula, a valorização do trabalho e a resistência ao bolsonarismo.

“A gente quer um PT com o olhar no futuro e voltado para as bases”, afirmou Pedro Alcântara durante o registro da candidatura. Já o ex-prefeito João Paulo destacou a importância da candidatura: “Pedro é uma esperança para a renovação da política do PT na cidade, tanto para conduzir as lutas políticas no Recife quanto para ajudar a criar condições para que o partido volte a ser protagonista e possa implementar políticas que beneficiem a maioria da população”

Com forte apelo à unidade partidária, o texto do manifesto convoca todas as tendências internas, militantes independentes e lideranças de diferentes gerações para a construção de um novo tempo para o partido no Recife. “Para seguir mudando o Brasil com Lula, precisamos começar pela nossa cidade”, afirma a carta.

A campanha de Pedro Alcântara aposta no diálogo, na escuta e no engajamento da militância como ferramentas para reconstruir o protagonismo do PT na capital pernambucana.

Redação

Ouça agora AO VIVO