
O Governo de Pernambuco nomeou o advogado Virgílio Oliveira como administrador-adjunto de Fernando de Noronha, cargo que vinha sendo exercido por Aglailson Neto desde o dia 7 de abril, que agora é o administrador-geral da ilha. A medida é uma solução temporária adotada pelo Estado, até que a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe delibere sobre a sabatina do novo administrador.
Virgílio foi indicado pela então governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), no dia 27 de março. No entanto, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) tem mostrado resistência em pautar o tema. Enquanto parte da oposição condiciona o avanço da nomeação ao pagamento de emendas remanescentes de 2024, outros parlamentares questionam a qualificação do nome escolhido.
Nesse vácuo administrativo, Noronha mergulhou em um cenário de tensão. Moradores têm realizado protestos, vêm cobrando diálogo e respostas para problemas locais que se agravaram com a instabilidade na gestão. A nomeação de Virgílio Oliveira é, por ora, uma tentativa do Executivo estadual de sinalizar uma resposta às urgências do arquipélago.
Esvaziamento de pauta – Em uma nota extremamente exagerada, a então candidata à presidência do PT-PE, Prazeres Barros, anunciou sua desistência da disputa, depois que o Blog Cenário noticiou a nomeação dela na gestão João Campos. Apesar da matéria não conter nada além de conteúdo jornalístico, à servidora atacou o veículo e disse ter sido alvo de “misoginia”.
Gratidão – Nascido no “País de Caruaru”, recebi, ontem (15), na Alepe, uma homenagem pelos serviços prestados ao município. A honraria, em alusão aos 168 anos da Capital do Agreste, foi proposta pelo deputado Wanderson Florêncio (SD), que também é natural da cidade. Migrei de Caruaru para o Recife em 2023, mas nunca deixará de ser minha terra. Grato pelo reconhecimento.
Homenagem – O ex-senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos, recebeu o Título de Cidadão Lagoa-grandense. O município é comandado pela prefeita Catharina Garziera, que há alguns meses trocou o PSB pelo MDB. Jarbas recebeu a homenagem ao lado do deputado estadual Jarbas Filho, que disputa o comando do MDB no estado.
Postura firme – Convidado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, prestou esclarecimentos sobre a fraude no INSS. A sessão durou cerca de 5 horas e foi marcada por embates. O mais efusivo, com o senador Sergio Moro (UB-PR). No entanto, o caruaruense não baixou a guarda.
Dose dupla – O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, desembarca hoje (16) no Recife para lançar o “Programa Acredita no Primeiro Passo”. O primeiro momento será ao lado do prefeito João Campos (PSB). Já o segundo, com a vice-governadora Priscila Krause (PSD). Dias ainda inaugura a nova sede do Banco de Alimentos.