
Nesta terça (15), a comunidade de Riacho Doce, em Caruaru, foi palco de um importante evento voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao protagonismo das mulheres do campo. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Programa Associação Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, o encontro marcou o encerramento do Projeto Quintais Produtivos das Margaridas, que beneficiou cerca de 35 mulheres com ações de formação e implantação de quintais agroecológicos.
“Foi um momento muito simbólico e potente para todas nós. Ver as mulheres do campo sendo protagonistas de ações transformadoras, que valorizam seu trabalho, sua cultura e sua autonomia, é motivo de orgulho e esperança. O Governo Federal tem dado passos firmes no caminho da justiça social e da sustentabilidade, e Caruaru segue alinhada a esse compromisso. Nosso dever é continuar criando pontes e fortalecendo políticas públicas que gerem oportunidades reais para as mulheres rurais”, destacou a vice-prefeita, Dayse Silva.
O evento contou com a presença do ministro Paulo Teixeira e da secretária executiva Fernanda Machiavelli, além da vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva. Durante a programação, foram realizados importantes atos, como o lançamento estadual do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 em Pernambuco; a entrega do Projeto Jandairas, voltado ao fortalecimento de mulheres de comunidades tradicionais; e o lançamento do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). As ações demonstram o comprometimento com a soberania alimentar, a agroecologia e o fortalecimento da economia das mulheres do campo.