Janones tem mandato suspenso pelo Conselho de Ética da Câmara Federal

Notícias
Por Redação
15 de julho de 2025 às 20h00min
Foto: Mário Agra

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça (15), por 16 votos a 3, suspender o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por três meses. Ele ainda pode recorrer ao Plenário.

A decisão foi tomada após Janones ser acusado de ofender, com xingamentos e termos homofóbicos, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante um discurso na última quarta (9). Segundo o relator, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), as agressões verbais provocaram um tumulto no Plenário, que precisou ser contido pela Polícia Legislativa. Na ocasião, Janones chamou Nikolas de “Nikole”. Para o relator, o uso de termos homofóbicos agrava a conduta e reforça preconceitos.

Em sua defesa, Janones negou ter atrapalhado a fala de Nikolas e afirmou que apenas se manifestava nas redes sociais contra a taxação de produtos brasileiros pelos EUA, mesmo tema abordado na tribuna. Ele também disse ter sido agredido fisicamente e apalpado, e reclamou que não foi avisado da reunião com antecedência, o que teria comprometido seu direito à defesa. O presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC), afirmou que o rito foi cumprido e que o gabinete de Janones foi notificado na sexta (11).

Redação

Ouça agora AO VIVO