
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), anunciou que a tão sonhada obra de reforma e ampliação do Terminal Integrado de Passageiros da Terra dos Camarás, localizado na Avenida Belmínio Correia, está mais próxima. Nesta quinta (7), o gestor confirmou que o edital de licitação do projeto, orçado em quase R$ 36 milhões, já foi lançado no Diário Oficial e a concorrência eletrônica ocorrerá no próximo dia 26.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Essa é uma notícia muito importante para toda a população de Camaragibe, que há muitos anos aguarda a reforma e ampliação do terminal. Graças à nossa articulação política, do deputado João de Nadegi junto ao Governo de Pernambuco, temos tido êxito em garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento da nossa cidade. A governadora Raquel Lyra tem sido muito sensível às demandas de Camaragibe e uma grande parceira da Terra dos Camarás. Eu agradeço imensamente essa atenção e cuidado com a nossa gente”, declarou Diego Cabral.
“Assim como fizemos em Igarassu, uma obra que se arrastava há muito tempo e entregamos para a população, agora chegou a vez de Camaragibe, com banheiro climatizado, acessibilidade, quiosque, plataforma nova, é isso que o povo merece. É um investimento forte em mobilidade na Região Metropolitana, é o Governo do Estado agindo para não deixar ninguém para trás”, pontuou a governadora Raquel Lyra, durante o encontro com o prefeito Diego Cabral e o deputado estadual João de Nadegi (PV).
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco (Seduh-PE), do Governo de Pernambuco, a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe, localizado no corredor Leste-Oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR), integra o pacote de melhorias previsto para três importantes terminais da RMR: Camaragibe, PE-15 (em Olinda) e Pelópidas Silveira (em Paulista). O objetivo é modernizar a infraestrutura viária, oferecer mais conforto à população e fortalecer o sistema de transporte público metropolitano. A previsão da pasta é que o início das obras ocorra em outubro e que a requalificação total dure um ano.
“O novo terminal será mais robusto, com mais plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados, praça de alimentação e quiosques, promovendo um ambiente moderno e acolhedor para a população. A obra vai ampliar a capacidade de atendimento de 60 mil para 80 mil passageiros por dia, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no transporte público da RMR”, afirmou o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Francisco Sena, lembrando que em abril passado a gestão estadual entregou a ampliação do TI Igarassu inteiramente ampliado e reformado depois de mais de 10 anos de espera, ao custo de R$ 30 milhões.
Sustentabilidade
Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte de Camaragibe, Josemir Rufino, atualmente o terminal atende uma média de 60 mil passageiros por dia através de 18 linhas de ônibus alimentadoras e três linhas troncais, sendo um dos mais importantes equipamentos viários do ponto de vista operacional para o sistema de transporte público da RMR por sua localização no extremo da Zona Oeste e ser o principal terminal do Corredor de BRT Leste-Oeste. Ele destacou, entre os outros pontos, a sustentabilidade do projeto de ampliação e reforma do TI Camaragibe.
“Este projeto visa não apenas expandir, mas também modernizar a infraestrutura com mais conforto, segurança e qualidade no transporte público de Camaragibe, uma vez que o terminal contará com banheiros climatizados, fraldário, bicicletário, banco 24h, tecnologia de ponta para os usuários, pontos de carregamento de ônibus elétricos e espaço de convivência para os motoristas, entre outras vantagens. Não há dúvidas que será um grande avanço para o transporte público em Camaragibe e no Grande Recife”, afirmou Josemir Rufino.