Estado libera voos simultâneos no Aeroporto de Fernando de Noronha após conclusão de obras

Notícias
Por Redação
25 de agosto de 2025 às 16h45min
Foto: Josias Pinto Filho

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), informa que o Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, está autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar com voos simultâneos após a conclusão da obra de recuperação da pista de estacionamento de aeronaves. A medida representa um avanço importante para a capacidade operacional da unidade, que havia recebido restrição desde o fim de junho deste ano.

Com a decisão, as operações do aeroporto terão mais fluidez. Isso porque, com a liberação simultânea, as aeronaves não terão mais que aguardar a decolagem de outras que estejam na área de taxiamento.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

As intervenções realizadas no aeroporto fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais em andamento, com o objetivo de ampliar a segurança, modernizar a infraestrutura aeroportuária e garantir melhores condições para o fluxo de passageiros e aeronaves. A nova pista de estacionamento, já concluída, permite maior organização do tráfego e suporte adequado às operações.

“Essa é uma conquista da gestão Raquel Lyra que tem se preocupado e realizado investimentos importantes na Ilha de Fernando de Noronha, e essa etapa do pátio de aeronaves foi mais uma. A liberação da Anac é uma resposta rápida e que comprova todos os esforços em fazer o Aeroporto de Noronha ter a infraestrutura necessária para receber os turistas com segurança”, explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho.

Além da recuperação do pátio de aeronaves, as obras contemplam a requalificação da pista de pouso e decolagem, a modernização do pátio de taxiamento Alfa e a recuperação do taxiamento Bravo, que estava sem operação há mais de dez anos.

Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por esse amplo processo de requalificação, conduzido pela Semobi. Em março deste ano, a primeira etapa foi concluída, permitindo novamente as operações com aviões de grande porte. O planejamento do Governo de Pernambuco prevê que todas as intervenções sejam concluídas até março de 2026.

O investimento total nas obras é de R$ 60 milhões. O projeto integra o programa estadual de modernização da infraestrutura aeroportuária, que busca fortalecer a conectividade regional e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado.

Redação

Ouça agora AO VIVO