Coluna da quinta: Raquel aposta na segurança para alavancar aprovação 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
28 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Miva Filho

Com a formatura de 2.299 novos policiais militares, sendo 441 deles designados para a capital pernambucana e outros 1.858 para as demais cidades da Região Metropolitana do Recife, a sensação de segurança para quem circula pelas ruas passou a ser outra, com a presença desses profissionais.

A segurança é justamente o setor em que o governo Raquel Lyra enfrenta sua maior dificuldade de aprovação. Foi o que apontou a última pesquisa Quaest: 38% dos entrevistados avaliaram negativamente a atuação da gestão na área, enquanto 32% consideraram positiva e 30% classificaram como regular.

A formatura dos novos policiais integra o programa “Juntos pela Segurança”, principal vitrine da atual administração. Raquel tem dado destaque pessoal à iniciativa, comparecendo a solenidades e reforçando, em discursos, que a preservação do patrimônio e principalmente de vidas será prioridade. Resta saber se a medida surtirá efeito prático em termos de redução da criminalidade.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Publicidade – Durante uma videochamada com Priscila Senna, para desejar sucesso no show em comemoração aos 15 anos de carreira da artista, a governadora Raquel Lyra (PSD) aproveitou a oportunidade para comunicar à Musa que destinou 700 policiais militares e bombeiros para o evento. A apresentação foi gratuita e aconteceu ao ar livre, no Marco Zero.

Registro – O ministro Camilo Santana não poupou elogios à gestão do prefeito João Campos (PSB) na área de educação. O reconhecimento público aconteceu durante o anúncio de um novo complexo educacional que será construído na Várzea. Para o chefe do MEC, o gestor recifense é referência no Brasil na garantia de vagas em creche.

Conquista – A passagem do ministro da Educação, Camilo Santana, por Pernambuco também serviu para garantir um campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para Goiana, com execução prevista para o período de 12 a 14 meses. Cerca de 1,2 mil alunos devem ser contemplados pelo novo equipamento. O prefeito Marcílio Régio (PP) participou do anúncio.

Reviravolta  – Seguindo as decisões que devolveram as lideranças do PSDB e do PRD aos deputados Débora Almeida e Joãozinho Tenório, respectivamente, o posto do MDB na Alepe também voltou para Jarbas Filho. Governistas celebraram bastante a liminar, que deve impactar a CPI da Publicidade na sua composição.

Transição – Em mais uma edição do “Bom Dia, Ministro”, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, informou que a transferência da gestão do Metrô do Recife será assinada nas próximas semanas, para, em seguida, ser realizado o leilão da operação. Em recente agenda do presidente Lula no estado, metroviários realizaram manifestações com o objetivo de que a ideia não avançasse.

Ouça agora AO VIVO