Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli

Notícias
Por Redação
28 de agosto de 2025 às 15h25min
Foto: Lula Marques

A Justiça da Itália decidiu manter a prisão preventiva da deputada Carla Zambelli (PL-SP), alegando risco de fuga enquanto tramita o pedido de extradição feito pelo Brasil. A Corte de Apelação de Roma rejeitou os argumentos de perseguição política apresentados pela defesa e afirmou que Zambelli não tem vínculos reais com a Itália, além de destacar que os problemas de saúde alegados não impedem sua detenção.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Zambelli foi presa no mês passado em Roma, quando tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes. Ela tinha deixado o Brasil em maio, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos, por ser a autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça em 2023. Segundo as investigações, o ataque foi executado por Walter Delgatti a mando da deputada, com o objetivo de emitir um falso mandado de prisão contra Moraes.

Além disso, o STF condenou recentemente Zambelli a mais cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, depois de perseguir armada o jornalista Luan Araújo em 2022.

Ouça agora AO VIVO