Coluna da quinta: prefeito e vice aprofundam crise em Paulista 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
11 de setembro de 2025 às 00h00min
Foto: Fabiano Alves

Eleito prefeito de Paulista com o empenho do seu então companheiro de chapa, Felipe Andrade (PSD), o atual gestor, Severino Ramos (PSD), vem protagonizando uma administração marcada por desgastes e polêmicas. Desde que assumiu o cargo, Ramos acumula pautas negativas e tem se distanciado de aliados estratégicos, entre eles o próprio vice-prefeito.

Em tom de desabafo nas redes sociais, Felipe Andrade afirmou que pessoas ligadas a ele estão sendo perseguidas por integrantes do governo municipal. O vice foi além e sinalizou que, caso esse movimento persista, poderá “expor situações”, sugerindo que as revelações podem comprometer a imagem da atual gestão.

Nos bastidores, o clima é de tensão. O racha entre prefeito e vice está cada vez mais escancarado, e Ramos, politicamente isolado. A crise interna, somada à má avaliação da gestão, acende um sinal de alerta para o futuro político do grupo que venceu as últimas eleições na quinta cidade mais populosa do estado, abrindo espaço para o crescimento da oposição.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Medida acertada – Integrante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Simão Durando (UB) defendeu junto ao Governo Federal a criação de um crédito de R$ 1 bilhão para a compra de produtos do Vale do São Francisco, a serem incorporados à merenda escolar das redes públicas de ensino em todo o país. A proposta visa reduzir os impactos do tarifaço americano.

Destaque nacional – Pré-candidato ao Governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, o prefeito João Campos recebeu ontem (10), no Recife, o colunista político Guilherme Amado para conceder uma entrevista ao seu canal. O Papo Amado vai ao ar todas as segundas, às 18h, com 30 minutos de duração.

Gesto – Em novo giro pelo interior, o prefeito João Campos (PSB) participa, no próximo domingo (14), do encerramento da 23ª Missa do Vaqueiro de Canhotinho, cidade do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB). Essa será mais uma oportunidade para os dois estreitarem os laços políticos.

Avaliação – A vice-governadora Priscila Krause (PSD) classificou como “fofoca” as especulações de que a governadora Raquel Lyra (PSD) poderia ser companheira de chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em uma eventual candidatura à Presidência em 2026. Krause ponderou, no entanto, que isso também seria um reconhecimento da liderança de Lyra.

Oportunismo – O terrível assassinato do influenciador e ativista de direita Charlie Kirk, que chocou o mundo, pautou os aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aproveitaram para lembrar da facada na campanha de 2018 e da tentativa de homicídio contra o então candidato a presidente dos EUA, Donald Trump, durante a corrida eleitoral de 2024.

Ouça agora AO VIVO