Junior Matuto rebate gestão de Ramos sobre recursos do Fundef

Notícias
Por Redação
24 de setembro de 2025 às 17h23min
Foto: Divulgação

Nesta quarta (24), o deputado estadual Junior Matuto (PRD) divulgou uma nota rebatendo as tentativas da Prefeitura do Paulista, comandada pelo prefeito Ramos, de envolvê-lo em denúncias sobre a aplicação dos recursos do Fundef.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Segundo o parlamentar, essas acusações não são novas: já haviam sido feitas em 2021, logo após a conclusão de seu mandato, pela gestão do então prefeito Yves Ribeiro. Na época, lembra Matuto, todas foram analisadas e arquivadas por diferentes órgãos de controle. O Ministério Público de Contas se manifestou favoravelmente à legalidade dos atos, o Tribunal de Contas do Estado emitiu decisão positiva em auditoria especial, a Polícia Federal arquivou inquérito sobre o tema, e, posteriormente, tanto o Tribunal de Contas da União quanto o Supremo Tribunal Federal uniformizaram entendimento em favor da legalidade das medidas adotadas em sua gestão.

Além do aspecto técnico, Matuto destacou a contradição política. Ele lembrou que Ramos e Yves estiveram lado a lado em campanha, na transição e no início da atual gestão, quando o prefeito exaltava seu antecessor e o tratava como parceiro. “É no mínimo estranho que agora, apenas para tentar me atacar, ele vire as costas para a gestão de quem o apoiou e o conduziu até a Prefeitura”, afirmou.

O deputado foi ainda mais enfático ao dizer que Ramos age por conveniência política diante da crise financeira que se aproxima. “A arma dos incompetentes e dos covardes é transferir responsabilidade, e isso Ramos parece ter aprendido com Yves. Sabendo do colapso financeiro que se aproxima, já tenta se eximir e jogar a culpa nos outros”, completou.

Confira a íntegra da nota:

Nos últimos dias, a gestão do prefeito Ramos tentou, de forma leviana, envolver o meu nome em denúncias sobre a aplicação dos recursos do Fundef em Paulista. Quero deixar claro à população que todas essas acusações já foram feitas no início de 2021, logo após a conclusão do meu mandato, pela gestão do então prefeito Yves Ribeiro, e todas foram combatidas com a verdade e esclarecidas pelos órgãos de controle.

Houve manifestação favorável do Ministério Público de Contas, decisão favorável em auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado, arquivamento de inquérito na Polícia Federal e, posteriormente, uniformização de entendimento no Tribunal de Contas da União e decisão do Supremo Tribunal Federal – todos reconhecendo a legalidade dos atos administrativos praticados pela minha gestão. Ou seja: nada se comprovou e nada se comprovará, porque a verdade sempre prevalece.

Também é importante destacar que Yves Ribeiro e Ramos estiveram lado a lado: na campanha, na transição e no início da gestão. Ramos, inclusive, sempre exaltou seu antecessor, tratando-o como parceiro e referência de continuidade. É no mínimo estranho que agora, apenas para tentar me atacar, ele vire as costas para a gestão de quem o apoiou e o conduziu até a Prefeitura. A arma dos incompetentes e dos covardes é transferir responsabilidade; e isso Ramos parece ter aprendido com Yves. Sabendo do colapso financeiro que se aproxima, já tenta se eximir e jogar a culpa nos outros.

Como deputado estadual, sigo honrando a confiança do povo de Paulista e de Pernambuco, sempre com transparência e compromisso. Continuarei trabalhando para que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e em benefício de quem mais precisa.

Deputado Estadual Junior Matuto

Ouça agora AO VIVO