Coluna da quinta: Dueire ganha projeção para o Senado fora do MDB

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de setembro de 2025 às 00h00min
Foto: Andressa Anholete

Com o apoio de 25 prefeitos e cada vez mais próximo da governadora Raquel Lyra (PSDB), o senador Fernando Dueire (MDB) ganhou novo fôlego na corrida pela reeleição ao Senado em 2026. O movimento reforça sua posição como nome competitivo, mesmo diante da incerteza sobre o apoio da cúpula estadual do seu partido.

Além do respaldo de gestores municipais, outro fator que anima aliados de Dueire é o desempenho dele nas pesquisas. Em um dos cenários testados recentemente, o senador aparece com 9% das intenções de voto, percentual que coloca o congressista no páreo em um cenário bastante fragmentado.

Apesar de um mandato considerado exemplar, com forte conexão em pautas que dialoguem com os pernambucanos, sobretudo em áreas como infraestrutura, desenvolvimento regional e a defesa do municipalismo, Dueire enfrenta resistência dentro do MDB local, onde não conta com apoio unânime dos dirigentes.

Esse vácuo político tem gerado articulações externas. Ainda ontem (24), mandachuvas do Avante já estenderam o tapete para uma possível filiação de Dueire, caso a legenda emedebista não se consolide como aliada em seu projeto de reeleição. Em sintonia com Raquel, o senador surge como peça-chave na montagem da chapa majoritária de 2026.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Repercussão – A defesa enfática do senador Fernando Dueire (MDB) contra a PEC da Blindagem rendeu ao parlamentar grande visibilidade, destacando o pernambucano como uma das vozes mais firmes em favor da transparência institucional e do combate à impunidade. A matéria foi rejeitada na CCJ do Senado e arquivada na Casa.

Conflito – Minoria no MDB, o deputado Jarbas Filho foi voto vencido na reunião da executiva que definiu os rumos do partido na Assembleia Legislativa. O parlamentar afirmou que as votações seguiram na “contramão da Justiça”, o que gerou reação do presidente estadual da legenda, Raul Henry, aprofundando ainda mais a crise interna entre emedebistas.

Campeão de recursos – O secretário de Turismo e deputado licenciado, Kaio Maniçoba (PP), que tem uma importante atuação no Sertão pernambucano, celebrou o resultado da parceria com a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PP). Até o momento, o mandato já destinou quase R$ 1,8 milhão em emendas aplicadas em investimentos e avanços para o município.

História – A primeira-dama e secretária de Obras de Gravatá, Viviane Facundes, está nos últimos preparativos para lançar seu livro autobiográfico “Quase Freira, Casei com o Padre”. Na obra, ela conta a historia da mulher que sempre foi antes da política, além das dificuldades enfrentadas e conquistas alcançadas ao longo deste tempo.

Previdência – Mais de 115,9 mil aposentados e pensionistas de Pernambuco já receberam devoluções do INSS. Ao todo, mais de R$ 79,24 milhões já foram pagos aos beneficiários no estado que aderiram ao acordo proposto pelo Governo Federal e homologado pelo STF. A contestação dos descontos pode ser feita até 14 de novembro de 2025.

Ouça agora AO VIVO