Coluna da quarta: presidente da FPF é criticado do Recife a Brasília

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de outubro de 2025 às 00h00min
Foto: Rafael Vieira

Com um histórico recheado de polêmicas e pautas negativas à frente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho tem sido alvo de críticas crescentes. E agora, não apenas no meio esportivo, mas também na esfera política, do Recife a Brasília.

No início do mês, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), condenou publicamente a perda de duas vagas de Pernambuco na Copa do Nordeste, consequência direta do baixo desempenho da FPF em comparação com as federações da Bahia e do Ceará.

Já em Brasília, o segundo secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP), que tem atuado pela valorização do futebol estadual, fez questão de destacar os acessos de Náutico e Santa Cruz às séries B e C, respectivamente, apesar da gestão desastrosa de Evandro Carvalho à frente da entidade.

O que já era ruim piorou. O futebol pernambucano, que há tempos sofre com a falta de planejamento e estrutura, aprofundou sua crise sob o comando de Evandro, que está no cargo desde 2011. A desorganização virou marca registrada da FPF e agora, a pressão por mudanças parte também de quem ocupa cargos eletivos.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Antecipação – Pelo menos uma medida do presidente da FPF, Evandro Carvalho, tem sido reconhecida pelos torcedores. Diferente de outros estados, o Campeonato Pernambucano de 2026 vai começar no dia 7 de janeiro. O objetivo é que os jogos não aconteçam durante o Carnaval, para que a tabela seja cumprida na íntegra, como neste ano.

Empenhado – À frente da Escola do Legislativo de Pernambuco, Alberes Lopes está cheio de ideias para colocar em prática. Com capacitações internas e externas, a Elepe ganhou outro ritmo com sua chegada à superintendência. O prédio centenário que abriga o órgão está sendo todo revitalizado, e a maior parte da obra deve ser concluída em dezembro.

Reconhecimento – Referência no ramo empresarial em Caruaru, “Seu Dorge”, como é carinhosamente conhecido, receberá uma justa homenagem. O Complexo de Distritos Industriais do município se chamará “Distrito Industrial Dorgival Melo”. A autoria do projeto, que foi celebrado por todos os parlamentares, é do vereador Fagner dos Animais (PDT).

Anfitrião – Wolney Queiroz abriu as portas do Ministério da Previdência Social para os estudantes do curso de Direito da Asces-Unita, localizada em Caruaru. Eles estão em Brasília conhecendo os órgãos judiciários e instituições públicas dos três Poderes. O ministro fez questão de apresentar o funcionamento da pasta aos seus conterrâneos.

Representante – O vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho (UB), representou o município na assinatura da autorização para as obras do Complexo de Polícia Científica, feita ontem (14), no Palácio do Campo das Princesas. Ele agradeceu e destacou a importância do investimento no equipamento que vai atender a Capital do Sertão e cidades da região.

Ouça agora AO VIVO