Coluna da segunda: disputa será um comparativo de quem entregou mais

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
27 de outubro de 2025 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

O tom adotado por aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) e do prefeito João Campos (PSB) indica que a eventual disputa entre os dois no ano que vem será baseada em quem entregou mais em suas gestões. As cobranças para que promessas feitas sejam cumpridas têm crescido por parte dos opositores.

Como vitrine de sua campanha, Raquel deve apostar em realizações colocadas em prática pelos programas Juntos pela Educação, Juntos pela Segurança e PE na Estrada. Já João tem como ponto forte de sua administração ações de infraestrutura, como as obras de contenção definitiva de encostas, pontes e parques espalhados pela cidade.

Inevitavelmente, esse confronto será travado no campo das comparações. Tanto Raquel Lyra, quanto João Campos buscarão destacar números, obras e entregas visíveis ao eleitorado. O desafio para ambos será transformar gestão em percepção popular, especialmente entre os segmentos que ainda cobram melhorias em áreas nas quais as duas administrações não conseguiram consolidar resultados.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Negligência – Em meio ao debate sobre a concessão do Metrô do Recife, o sistema continua abandonado, oferecendo risco à população que o utiliza. No último sábado (25), um trem pegou fogo após um curto-circuito atingir a rede elétrica. Felizmente, nenhum funcionário ou passageiro ficou ferido.

Modernização – Representantes da China Railway Rolling Stock Corporation Sifang, maior fabricante de trens do mundo devem visitar Pernambuco em novembro para conhecer o Metrô do Recife. A agenda é desdobramento de uma reunião da governadora Raquel Lyra (PSD) com o executivos da CRRC.

Aliança selada – Após votar em duas eleições no deputado federal Fernando Filho (UB), o deputado estadual Edson Vieira (UB) confirmou seu apoio a Juliana de Chaparral (UB) à Câmara Federal. A prefeita de Casinhas tem construído importantes parcerias e pavimentado bem sua caminhada para conquistar um mandato.

Efeito positivo – A reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump animou setores do comércio e da indústria. O setor privado reagiu positivamente ao encontro e está otimista em relação à reversão das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Equipes dos dois países vão discutir as sanções.

Repercussão – A classe política também reagiu positivamente à conversa entre Lula e Donald Trump. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), expressou seu contentamento. “Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse.

Ouça agora AO VIVO