
A vereadora do Recife pelo PT e professora de Direito da UFPE, Liana Cirne, participou na manhã desta quarta (29) da Marcha Nacional contra a PEC da Reforma Administrativa, que atinge diretamente os servidores públicos de todo o país. O ato integra a jornada nacional de mobilizações em defesa do serviço público.
Para Liana, a chamada “reforma” representa um verdadeiro pacote de maldades. “Essa proposta vai prejudicar servidores e servidoras das três esferas: federal, estadual e municipal. Ela não moderniza o Estado, como tentam dizer. Pelo contrário. Precariza e desmonta o serviço público”, afirmou.
Entre os pontos mais criticados da PEC estão a criação de um sistema de avaliação de desempenho, que pode colocar fim à estabilidade do servidor e abrir espaço para contratações terceirizadas; a tabela unificada de remuneração e progressão, que ignora as especificidades das diferentes carreiras e regiões; e a instituição de bônus por metas, que não é incorporado à aposentadoria nem garante segurança financeira.
Na última sexta (24), Liana promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife, reunindo um grande número de servidores e entidades sindicais para debater os impactos da proposta. Coincidentemente, no mesmo dia, a PEC foi protocolada na Câmara Federal. “Seguiremos mobilizados nas ruas e nas instituições para barrar mais esse ataque aos direitos dos trabalhadores e à qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro”, reforçou Liana.










