Álvaro Porto recebe Diploma de Colaborador Emérito do Exército

Notícias
Por Redação
5 de novembro de 2025 às 16h30min
Foto: Lucas Patrício

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu, nesta quarta (5), na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), o Diploma de Colaborador Emérito do Exército. A honraria foi entregue pelo General de Exército Maurilio Miranda Netto Ribeiro, comandante Militar do Nordeste, em reconhecimento aos serviços prestados por Porto ao Exército a partir da sua atuação na presidência da Casa.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

“O Comando Militar do Nordeste está em festa, porque estamos recebendo aqui o presidente de uma instituição que tem um papel muito relevante para este pujante estado de Pernambuco. Uma instituição que tem uma história belíssima de entregas para a sociedade pernambucana e que também, ao longo dos anos, estabeleceu inúmeras parcerias exitosas com o Exército Brasileiro”, afirmou o General, em discurso.

De acordo com o comandante, o empenho do presidente na defesa da Escola de Sargentos de Pernambuco é digno de reconhecimento e, entre outras ações, fundamenta a honraria a Álvaro Porto. “Quero dar as boas-vindas ao Comando Militar do Nordeste, ao Forte Guararapes, e dizer da nossa grande alegria de ter a oportunidade de fazer esta homenagem e, passando às vossas mãos, o diploma de colaborador emérito do Exército Brasileiro”, disse.

Ao discursar, Porto ressaltou que o reconhecimento do CMNE é motivo de satisfação e também indicativo de que seu trabalho tem trilhado bons caminhos. No entanto, acrescentou que a homenagem precisaria ser compartilhada com os outros 48 deputados e deputadas da Alepe.

“Cada parlamentar, a seu modo, tem se comprometido com as relevantes causas do Exército. A contribuição mais recente e mais evidente tem sido a mobilização em favor da valiosa Escola de Sargentos de Pernambuco”, disse.

Ele lembrou que, não por acaso a Casa instalou, em 2023, a Frente Parlamentar para a implantação da Escola e, por meio dela, promoveu debates e propagou necessários esclarecimentos relacionados ao projeto do Exército.

Ao falar da Escola, o deputado destacou que Pernambuco não pode abdicar de um investimento de R$ 2 bilhões, que vai gerar, durante a construção, cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, e provocar impactos socioeconômicos positivos na região. “É fundamental lembrar que, depois de pronta, a Escola de Sargentos se constituirá num polo educacional de referência para o país, atendendo a cerca de 2.200 alunos”.

O deputado citou ainda que a escola vai centralizar, na Região Metropolitana do Recife, uma formação que hoje acontece num processo pulverizado em 16 diferentes guarnições do Exército no país. “Trata-se de um projeto gigantesco, que já foi submetido aos devidos ajustes ambientais e que merece a constante mobilização da Assembleia e dos pernambucanos”, ressaltou.

Foi exatamente por entender a relevância da Escola de Sargentos que, a partir de presidência da Alepe, Porto cuidou de consolidar as relações institucionais da Casa com o CMNE.

Em 2024 apresentou proposição, prontamente aprovada pela Alepe, para concessão do Título de Cidadão Pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Também elaborou projeto para concessão da Medalha Joaquim Nabuco ao Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, iniciativa igualmente acolhida pela Casa. Além disso, agraciou o CMNE com a Medalha do Bicentenário da Confederação do Equador.

Ao agradecer ao general, Porto fez questão de destacar que Pernambuco e o Nordeste já vivem um clima despedida “com pleno sentimento de gratidão”, diante da notícia da designação do militar para o cargo de Comandante Logístico em Brasília. A troca de comando acontecerá no próximo mês.

“Nossa gratidão ao General Maurílio não é só pelo grande trabalho à frente CMNE, mas por ele ter construído, com sabedoria, um movimento que somou forças, mentes e corações em favor da Escola de Sargentos de Pernambuco. Desejamos, desde já, sucesso ao General na nova etapa. Temos certeza, que a futura missão será desempenhada com dedicação e patriotismo”.

A cerimônia foi prestigiada pelo deputado estadual João Paulo Costa, por generais e integrantes da direção do Comando. Antes da entrega do diploma os participantes acompanharam palestra e exibição de vídeo que apresentaram informações sobre estrutura, atividades e projetos do CMNE.

Ouça agora AO VIVO