Coluna da sexta: André assume tarefas para resgate do Metrô do Recife

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
7 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Um dos principais gargalos da Região Metropolitana do Recife é a mobilidade. Tanto o sistema de ônibus quanto o metrô funcionam de forma precária, comprometendo a rotina de quem depende diariamente do transporte público. No entanto, um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a empresa chinesa CRRC promete mudar essa realidade.

Além da governadora Raquel Lyra (PSD), o debate sobre a compra de novos trens e uma futura concessão vem sendo liderado pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, que atua como uma espécie “braço-direito” da chefe do Executivo, fato que naturalmente acende especulações sobre um projeto ao Legislativo em 2026.

À frente de uma das pastas mais demandadas pelos pernambucanos, André tem ganhado visibilidade não apenas pela proximidade com a governadora, mas principalmente pela forma técnica com que vem conduzindo a pauta da mobilidade. Se a proposta que vem sendo discutida avançar, ambos deixarão uma marca expressiva diante de um problema histórico.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Prazo – Segundo André Teixeira Filho, o acordo de cooperação técnica entre Pernambuco e investidores chineses deve ser firmado em cerca de 30 dias. Em seguida, será realizado um diagnóstico sobre os principais investimentos que devem ser feitos. A afirmação aconteceu durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas

Contraponto – Diferente do Governo de Pernambuco, que vem sendo cobrado pela construção de 250 unidades de Centros de Educação Infantil, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou a criação de 1,8 mil novas vagas de creche para 2026. A informação foi divulgada durante a apresentação do sistema de matrículas da rede municipal de ensino.

Ação pioneira – Mais uma vez largando na frente, a Prefeitura do Recife inaugurou ontem (6) o Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua, que reúne em um único local uma rede de serviços sociais, jurídicos, de saúde e de inclusão. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a ideia é que o espaço atenda cerca de 150 pessoas por dia.

Débito – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) tem intermediado o diálogo entre professores de Timbaúba e o Governo do Estado, em busca de uma solução via PGE e MPPE. O prefeito Marinaldo Rosendo (PP) atrasou quase dois meses o pagamento dos servidores e não quitou os precatórios. Os professores recorreram a empréstimos consignados e ficaram na pior.

Apoio para o Planalto – O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou em nota que o partido trabalha com três alternativas para a presidência da República: os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), descartando por completo o presidente Lula.

Ouça agora AO VIVO