
Depois de semanas marcadas pelo esvaziamento do plenário e cobranças pela votação do empréstimo para o Estado, além das PECs referentes a emendas, a Alepe deve viver um período de calmaria. Não por algum acordo entre as bancadas, mas pelo simples fato de não haver reunião ordinária.
O motivo é a realização da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e deve mobilizar um número considerável de parlamentares pernambucanos.
A volta dos deputados após a Unale deve recolocar em evidência, não apenas o impasse sobre as matérias pendentes, mas também o teste de força entre governo e oposição, que buscam medir o ambiente e definir quem vai conseguir pautar as próximas discussões no Legislativo.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Apelo – Após o grave sinistro no Km 63 da BR-232, envolvendo um caminhão e outros quatro veículos de passeio, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) cobrou que o Estado cumpra a Lei 18.808/2024, de sua autoria, que determina áreas de escape para reduzir acidentes nas estradas.
Calendário – Está marcada para o dia 15 de dezembro a entrega do Título de Cidadã Pernambucana à atriz e apresentadora Regina Casé, que, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, possui raízes e uma forte identificação com o estado. A propositura da honraria é do deputado Waldemar Borges.
Corpo a corpo – Com forte atuação no Litoral Norte, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr. (PSB) aproveitou a abertura do “Verão Goiana” para rever amigos e aliados políticos da região, além de cumprimentar eleitores. O momento serviu para fortalecer sua presença junto à base.
Bairrismo – Torcedor convicto do Sport, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Rodrigo Novaes, criticou a Globo por, segundo ele, tentar induzir que todo o país torce para o Flamengo, campeão da Libertadores no último sábado (29). O ex-deputado ainda ironizou quem é de Pernambuco, mas optou por torcer para times de fora do estado.
Defesa – Sancionada pelo presidente Lula na última semana, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil foi objeto de pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão neste domingo (30). A medida foi uma das principais bandeiras de campanha do petista nas eleições de 2022 e foi viabilizada a partir da taxação das grandes fortunas.














