Álvaro celebra entrega da barragem Panelas II e cobra conclusão de outras três 

Notícias
Por Redação
2 de dezembro de 2025 às 19h30min
Foto: Alexandre Aroeira

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), comemorou, nesta terça (2), a inauguração, feita pelo presidente Lula, da barragem de Panelas II, em Cupira, no Agreste. Ao lado do pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSDB), o deputado marcou presença na entrega da obra e acompanhou a assinatura da ordem de serviço para continuidade da barragem de Igarapeba, localizada em São Benedito do Sul. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

As barragens são projetos bancados pelo Governo Federal e fazem parte do plano de contenção de enchentes da Mata Sul, lançado em 2010 como repostas às cheias registradas na região naquele ano. Em 2015, ainda no primeiro mandato, Porto cobrava a conclusão das barragens que incluíam Serro Azul, em Palmares; Gatos, em Lagoa dos Gatos; Guabiraba, em Barra de Guabiraba, além de Panelas II e Igarapeba. 

Como prefeito de Canhotinho, acompanhei os estragos das chuvas em 2010 e da nova tragédia de 2012 na Mata Sul, auxiliando os municípios vizinhos no que foi possível. As cidades foram destruídas e a população sofreu demais. A entrega da Panelas II vai amenizar os efeitos das chuvas  para a Mata Sul, o que significa menos risco de inundações, prejuízos e fatalidades”, disse.

Álvaro ressaltou que entre 2015 e 2017 esteve por duas vezes, juntamente com outros deputados, em Serro Azul e nas cidades de Palmares e Maraial vendo de perto os danos deixados pelas águas e conversando com lideranças e moradores. “Quem ficou sem casa, se queixava da demora das moradias prometidas, mas havia, principalmente, muito medo de novas enchentes e novas perdas. Fizemos cobranças de celeridade na Assembleia e alertamos para o risco de novas inundações”, frisou.

O deputado destaca que, por tudo o que acompanhou e continua a ver e ouvir, é preciso que as outras três barragens sejam concluídas o quanto antes. “Apenas Serro Azul e, agora, Panelas II ficaram prontas. Em 2023, quando a Mata Sul voltou a ser tomada por enchentes, estivemos em Catende conversando com prefeitos e com a população e ficou evidente, mais uma vez, a necessidade de urgência das barragens”, assinalou.

Para ele, só o conjunto de barragens para conter os rios Una e Sirinhaém vai resolver de vez a questão das cheias, protegendo as áreas urbanas, além de assegurar oferta hídrica para consumo humano e uso em atividades econômicas.

De acordo com a União, a barragem Panelas II tem capacidade de armazenamento de 16,9 milhões de metros cúbicos. A obra terá repercussão positiva sobre as cidades de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. A população beneficiada é estimada em 199 mil habitantes. O empreendimento é de R$ 114 milhões.

Já a barragem de Igarapeba, protegerá contra inundações as cidades de Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. Além disso, reforçará o fornecimento de água para o município de São Benedito do Sul e seu distrito de Igarapeba, beneficiando uma população de 186 mil habitantes. O volume total é de 46,6 milhões de metros cúbicos. O valor total do investimento é de R$ 206 milhões. 

Ouça agora AO VIVO