Serviços do Alepe Cuida beneficiam moradores de Brejão

Notícias
Por Redação
10 de dezembro de 2025 às 10h25min
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) expande os atendimentos do Programa Alepe Cuida e chega a Brejão, no Agreste,  levando consultas, exames e serviços de cidadania para os moradores da cidade. Os agendamentos começam nesta quarta (10) e seguem até a próxima terça (16) pela central de atendimento da Alepe. As marcações serão feitas das 8h às 12h e das 13h às 16h (de segunda a quinta-feira ). Na sexta-feira é das 8h às 13h. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Em Brejão, a ação do Alepe Cuida acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro, no Estádio Municipal José Teixeira de Araújo.  Nesta edição, a população terá acesso gratuito a consultas de dermatologia, clínica geral, otorrino, proctologista e odontologia. As marcações podem ser feitas pelos telefones (81) 3183-2424, (81) 3183-2026, (81) 99570-0067 e (81) 99776-0117. 

Os atendimentos serão das 9h às 12h e das 13h às 16h em Brejão. O Alepe Cuida é realizado em parceria com instituições públicas e privadas e coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Dentre outros exames estão ultrassonografias de mama, endovaginal, tireóide, abdômen total (jejum no mínimo 8h/máximo de 12h) e mamografia.  

Cidadania
Além de consultas e exames, a população terá acesso gratuito a serviços de bem estar e cidadania. Para essas áreas, os atendimentos à população são por ordem de chegada. As pessoas poderão negociar débitos de água e luz com a Compesa e Neoenergia; ter acesso à oferta de microcrédito para Microempreendedor individual (MEI) e autônomos, ofertado pelo BNB; e obter a emissão de carteira de identidade com isenção de taxa para maiores de 60 anos pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Orientações
A população de Brejão também terá orientação jurídica em casos de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro pela Defensoria Pública. Também haverá serviços ofertados pelo Detran-PE.

Pé diabético
Na lista dos serviços está também o ‘Ambulatório do Pé Diabético (termografia)’ dedicado aos portadores da doença. O espaço voltado para atendimento e orientação aos diabéticos foi pensado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrente da doença.

A Defensoria Pública também estará presente, prestando orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro. Além disso, haverá serviços do Detran-PE e atendimento.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), cada edição do Alepe Cuida é planejada para oferecer à população um atendimento acolhedor, qualificado e capaz de gerar impacto real na vida das pessoas. “Nosso compromisso é reunir, em um só espaço, serviços de saúde e orientações que reforcem o papel social da Assembleia”, afirmou Porto.

Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes (PSB), o compromisso da Casa Joaquim Nabuco é facilitar o acesso da população de maneira rápida à saúde e a serviços de cidadania. “Nosso propósito é ampliar continuamente esse alcance, oferecendo consultas, exames, acolhimento e orientação onde as pessoas mais necessitam”, destacou Pontes.

Ouça agora AO VIVO