Coluna da segunda: Rosa Amorim aposta no eleitorado caruaruense

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Foi no Assentamento Normandia, berço do MST no estado, que foi lançada a pré-candidatura da deputada estadual Rosa Amorim (PT) à Câmara dos Deputados. Atualmente, a petista representa Caruaru na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas pretende ampliar sua atuação em defesa do município.

Embora tenha recebido apenas 4.169 votos em Caruaru na eleição para deputada estadual, cidade onde possui domicílio eleitoral, Rosa vem investindo em alianças que extrapolam o campo da esquerda e já conquistou o apoio de três vereadores do município, além de outras lideranças. A estratégia tem como objetivo ampliar seu potencial eleitoral em 2026.

Com o ministro Wolney Queiroz ainda em dúvida sobre disputar uma nova eleição para deputado federal, abre-se um vácuo político em relação à defesa do palanque do presidente Lula na cidade. Rosa Amorim tenta ocupar esse espaço, buscando se consolidar como referência nesse campo e fortalecer sua presença em Caruaru.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

União – Adversários em São Bento do Una, o prefeito Alexandre Batité (MDB) e a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) deixaram as diferenças políticas de lado e valorizaram as ações do Governo do Estado no município. O gestor, que é aliado de João Campos (PSB), fez questão de elogiar a governadora Raquel Lyra (PSD).

Giro pelo interior – Com forte presença no Litoral Norte, o deputado estadual Júnior Matuto (PRD) aproveitou o último final de semana para visitar municípios do Sertão e da Mata Sul, com o objetivo de dialogar com suas bases. Esteve em Exu, Ouricuri e Xexéu, fortalecendo laços com os aliados para 2026.

Atropelo – O anúncio de apoio do presidente da Federação União Progressista, Antônio de Rueda, a João Campos (PSB) e Miguel Coelho (UB) automaticamente fortaleceu as chances do deputado Eduardo da Fonte (PP) de ser o nome para o Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD). Lideranças do PP não viram com bons olhos a movimentação em Pernambuco.

Propaganda – Na assembleia geral do Conselho Estadual do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, o ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares, aproveitou o momento para falar sobre os avanços conquistados no município durante sua gestão. Ele é pré-candidato a deputado federal e vem buscando consolidar seu nome dentro do segmento.

Iniciativa – A Câmara dos Deputados informou, neste domingo (14), que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao cargo. Com sua saída, assume o suplente da parlamentar, Adilson Barroso (PL-SP). Ela deixa o mandato dois dias após o Supremo Tribunal Federal confirmar sua cassação imediata.

Ouça agora AO VIVO