Coluna da quinta: atuação de Sílvio rende pautas positivas à União

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
8 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Um dos ministérios que mais têm produzido pautas positivas para o Governo Federal é o de Portos e Aeroportos, comandado por Sílvio Costa Filho. A atuação da pasta se destaca, não apenas pela agenda de concessões e atração de investimentos, mas também pelo desenvolvimento de campanhas educativas.

Pré-candidato ao Senado, Sílvio tem atuado de forma intensa para garantir ações que impulsionem Pernambuco nos setores aéreo e portuário, sem deixar de atender outros estados, independentemente da coloração partidária de seus governantes. A postura tem evitado desgastes políticos e preserva o papel institucional da União.

A mais recente notícia foi de que os portos brasileiros tiveram papel central no desempenho histórico da balança comercial do país em 2025, graças ao crescimento das exportações e à maior eficiência logística. Sílvio tem sido peça-chave para o governo Lula e será um importante ativo na campanha de reeleição do presidente.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Reação – Cobrado a se posicionar sobre a nomeação de candidato PCD na Procuradoria do Recife, além de um pedido de impeachment feito pelo vereador Eduardo Moura (Novo), o prefeito João Campos (PSB) saiu da defesa e partiu para o ataque. Alegou que toda essa enxurrada se trata de “oportunismo eleitoral” dos opositores.

Avanço – O governo Raquel Lyra comemorou mais um resultado positivo na segurança pública, após dados apresentados pela SDS. Além de alcançar a menor taxa de mortes violentas dos últimos 22 anos, Pernambuco teve queda no índice de roubos.

Solidariedade – A primeira-dama e secretária de Obras de Gravatá, Viviane Fagundes, emitiu uma nota em apoio à prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), que denunciou ter sido vítima de obra de “magia” e ameaça ao bebê que está gestando. “Gestação é sagrada. Maternidade é sagrada. A honra de uma mulher não pode ser instrumento de disputa política”, escreveu.

Baixa – Com a confirmação da aliança entre o Professor Lupércio (PSD) e Daniel Coelho (PSD) em Olinda, quem saiu no prejuízo foi o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos). Em 2022 ele foi o 4º mais votado do município com 9.053.

Exemplo – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) esteve em Toritama, para conhecer uma ação idealizada na gestão de Edilson Tavares (PP) e que continua sendo executada pelo prefeito Sérgio Colin (PP). A medida troca equipamentos de tração animal por veículos com gaiolas para catadores.

Ouça agora AO VIVO