
O policial e ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nesta segunda (13) nos Estados Unidos pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE). A detenção ocorreu em Orlando, na Flórida, onde ele foi encaminhado a um centro de detenção local.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Segundo reportagem do canal CNN Brasil, a prisão não tem ligação direta com a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas sim com sua situação migratória irregular no país. Ramagem teria entrado nos Estados Unidos de forma clandestina, pela fronteira com a Guiana, após deixar o Brasil em setembro do ano passado.
O ex-deputado foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. Após os últimos dias do julgamento, fugiu do país e, em novembro do ano passado, teve a prisão preventiva decretada, passando a ser considerado foragido, desde então sendo o único integrante do núcleo que articulou e participou da tentativa de golpe, que ainda não havia começado a cumprir pena.
Ainda de acordo com a reportagem, em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição de Ramagem havia sido oficialmente encaminhado ao governo dos Estados Unidos. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome do ex-deputado na lista de difusão da Interpol, o que facilitou para uma eventual detenção dele por autoridades estrangeiras.
De acordo com a Polícia Federal, ainda não há confirmação sobre o andamento do processo de extradição após a prisão. O nome de Ramagem já constava no sistema do ICE.

