Cenário Político

Coluna da quarta: Raquel reposiciona PP na estrutura estadual

Américo Rodrigo
Foto: Igor Toscano

Com a paz entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) selada, começam a surgir os primeiros nomes que devem ocupar espaços relevantes na estrutura estadual. Entre eles, Bruno Rodrigues (Detran-PE), Humberto Arraes (Ceasa) e Paulo Nery (Copergás).

Conhecido por contemplar correligionários em suas articulações, Dudu volta a exercer protagonismo na ocupação de espaços estratégicos do Governo. Além de sinalizar uma recomposição política com o Palácio do Campo das Princesas, o movimento reposiciona o PP na engrenagem da gestão estadual.

A reaproximação também fortalece a base de sustentação da governadora e reduz a tensão com um grupo político de peso. Ao mesmo tempo, Raquel aposta no pragmatismo para ampliar sua governabilidade e impulsiona seu projeto de reeleição numa disputa que será marcada por forte polarização.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Contemplados – Tanto Eduardo da Fonte, quanto Miguel Coelho, que integram a Federação União Progressista, não têm do que reclamar sobre espaços ofertados no Governo do Estado. Ambos foram privilegiados no seu tempo pela governadora Raquel Lyra (PSD), que tem demonstrado habilidade nas articulações.

Repouso – Após passar por uma cirurgia bem-sucedida nesta terça (5) para retirada da vesícula, a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT), deverá retomar sua agenda política apenas na próxima semana. Já a previsão de alta hospitalar está marcada para amanhã (6).

Missão – Filho do bairro de Rio Doce, o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho (SD), assumiu nesta terça-feira (5) o comando do governo municipal, enquanto Mirella Almeida (PSD) tirou uma licença de quatro meses para acompanhar de perto a filha recém-nascida. O ex-jogador tem como principal desafio atuar em ações relacionadas às fortes chuvas dos últimos dias.

Validadas – Em reunião extraordinária realizada nesta terça (5), a Câmara Municipal do Recife aprovou os projetos de resolução nº 12/2025 e nº 5/2026, que tratam da prestação de contas do ex-prefeito João da Costa (PT) referentes aos exercícios financeiros de 2012 e 2010, respectivamente. O relator foi o vereador Samuel Salazar (MDB).

Pacificador – Conhecido pelo perfil moderado, o presidente da Câmara de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB), precisou intervir em uma discussão mais acalorada entre os vereadores Delegado Lessa (Republicanos) e Wagner do Santa Rosa (PDT). Com a proximidade do período eleitoral, o clima no Legislativo caminha para ser ainda mais acirrado.