
O prefeito Simão Durando (UB) e o deputado estadual Antonio Coelho (UB) acompanharam, neste sábado (23), a agenda da governadora Raquel Lyra (PSD) no Hospital Dom Tomás, em Petrolina. A visita foi marcada pelo anúncio de novos aportes para a saúde oncológica do Sertão, incluindo a habilitação do serviço de radioterapia da unidade e a implantação de um equipamento de PET Scan, com investimento estimado em R$ 5 milhões.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O PET Scan é um dos exames mais modernos no rastreamento e acompanhamento do câncer, permitindo diagnósticos precisos e a definição de estratégias terapêuticas eficazes. Já a habilitação da radioterapia assegura o custeio do serviço pelo SUS, ampliando a capacidade de atendimento da unidade.
Para Simão Durando, os recursos representam um avanço importante para Petrolina e todo o Vale do São Francisco, fortalecendo o Hospital Dom Tomás como referência no tratamento do câncer e garantindo mais qualidade no atendimento.
“Agradeço à governadora Raquel, em nome do povo de Petrolina e do Vale do São Francisco, por esse equipamento que vai salvar muitas vidas. A chegada do PET Scan e a habilitação da radioterapia vão melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes oncológicos, garantindo rapidez no diagnóstico, eficiência no tratamento e mais dignidade para quem enfrenta a luta contra o câncer. É um avanço histórico para nossa região”, destacou o prefeito.
“Com os investimentos que o Governo de Pernambuco tem feito, os pacientes petrolinenses que antes precisavam percorrer quilômetros para receber tratamento oncológico, agora podem fazer isso na sua própria terra. Assim que cheguei, já recebi uma nova solicitação, de um PET Scan para ampliar ainda mais esse atendimento. Esse equipamento custa entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, e eu prontamente garanti que os recursos serão repassados para essa finalidade. As pessoas precisam ter dignidade, e isso passa por permitir que, em um momento duro como o tratamento de um câncer, elas possam ser tratadas no seu chão, perto das suas famílias”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Em 2026, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já investiu mais de R$ 42 milhões no serviço. Referência regional desde 2018, quando foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a unidade de saúde teve a previsão físico-financeira ampliada na nova contratualização. Na prática, a unidade terá mais investimento para quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade no interior, proporcionando à população sertaneja um serviço de saúde ainda mais robusto, resolutivo e humanizado.
Com tratamento mais perto de casa, o tempo entre diagnóstico e início da terapia diminui, fator decisivo para melhorar as chances de cura do câncer. “A nossa governadora Raquel Lyra tem como uma das prioridades do seu governo descentralizar e regionalizar a saúde para dar oportunidade de cuidado a todos pernambucanos. Esse fortalecimento na oncologia em Petrolina garante que os pacientes façam seus tratamentos perto de casa, com sua rede de apoio próxima“, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.


