
O PSDB enviou nota ao Blog Cenário, após a veiculação da matéria em que nossa reportagem revelou o pedido do presidente da comissão interventora da federação em Pernambuco, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), solicitando a “retirada imediata” do PSDB-Cidadania da coligação de Raquel Lyra (PSD).
No texto, o partido, que também é comandado por Aécio, diz que o documento enviado ontem (18) à Justiça “decorreu exclusivamente do cumprimento de diligência determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco” e teve o objetivo de preservar as chapas proporcionais.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A nota ainda afirma que a assinatura de Aécio Neves enquanto presidente é um requisito de “representação processual e não se confunde, em nenhuma hipótese, com concordância, adesão ou manifestação de vontade” pessoal dele em relação à deliberação da federação em não firmar aliança com Raquel Lyra nestas eleições (íntegra da nota no fim da matéria).
É importante ressaltar que o documento revelado mais cedo pelo nosso portal tem o objetivo de apresentar dois pedidos à Justiça Eleitoral, que foi a retirada imediata da federação PSDB-Cidadania da coligação majoritária (item A na imagem) e a anulação do apoio lançado na convenção do dia 31 de julho (item B na imagem).

Na prática, o apoio reiterado pelo PSDB a Raquel não faz diferença, uma vez que na disputa judicial a federação que é liderada por Aécio, trabalha para retirar dela o tempo do programa de rádio e TV, ficando na neutralidade. E mesmo sem essa parcela não vá para João Campos, o socialista fica em vantagem já que com a supressão, a governadora fica com menos tempo que seu principal oponente.
Íntegra da nota do PSDB:
Esclarecemos que o pedido formulado pela Comissão Interventora do Colegiado Estadual da Federação de Pernambuco, no âmbito do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários – DRAP, decorreu exclusivamente do cumprimento de diligência determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, tendo por finalidade reproduzir formalmente a decisão aprovada na Convenção Extraordinária realizada em 05/08/2026, que tem por objetivo preservar a Chapa de Deputados Federais.
Trata-se, portanto, de ato estritamente formal e processual, praticado pela Comissão Interventora por intermédio de advogado para representação em juízo. A assinatura da procuração pelo presidente constitui requisito de representação processual e não se confunde, em nenhuma hipótese, com concordância, adesão ou manifestação de vontade quanto ao conteúdo da deliberação adotada pela Comissão.
Necessário deixar absolutamente claro que a decisão tomada na Convenção Extraordinária de 05/08/2026 é de responsabilidade do órgão que a deliberou e não representa nem pode ser interpretada como posição pessoal de nenhum de seus membros.
O PSDB reitera, como já fez em outras ocasiões, seu integral apoio à candidatura à reeleição da Governadora Raquel Lyra e nossos candidatos no estado estarão fazendo campanha a seu lado.
