
Formado por 14 senadores, 109 deputados federais, 6 governadores e mais de 1.350 prefeitos, o União Progressista ensaia lançar um candidato ao Planalto em 2026. Com forte presença no Congresso, estados e municípios, a federação vislumbra a chance de se consolidar como uma alternativa ao atual cenário polarizado entre Lula e Bolsonaro.
Uma indicação para vice também não está descartada pelos caciques do UB e PP, que, apesar de ocuparem espaços significativos no Governo Federal, estão cada vez mais distantes do projeto liderado pelo PT. A queda na popularidade do presidente e o desejo de protagonismo nacional alimentam a disposição de buscar um caminho próprio.
Além da eleição presidencial, o União Progressista será peça-chave na governabilidade de qualquer futura administração. Com musculatura política expressiva, a federação se tornou uma verdadeira “máquina”, capaz de fazer a diferença – tanto na base, quanto na oposição. Principalmente no campo adversário.
Peso duplo – Os votos do senador Fernando Dueire, da deputada Iza Arruda e do prefeito Paulo Roberto valem por dois na eleição para a presidência e diretório estadual do MDB em Pernambuco. Além de integrarem o atual diretório, exercem um cargo eletivo.
Clima hostil – A troca de acusações entre o presidente do MDB-PE, Raul Henry, e o deputado Jarbas Filho, tornou o ambiente na legenda bastante insalubre. Quem perder a eleição neste sábado (24), certamente não vai encontrar espaço para permanecer na legenda.
Batalha institucional – Duas instituições no estado, Amupe e Alepe, deixaram ontem (23) a diplomacia de lado e partiram para o ataque. Enquanto um lado foi acusado de tentar prejudicar os municípios com a tramitação de um projeto, o outro foi apontado de fazer o “jogo político do Governo do Estado”. Preocupante.
Futuro – Dentro do Partido dos Trabalhadores, a consolidação do nome de Carlos Veras para a presidência vem sendo encarnada por alguns dirigentes como um movimento de renovação dentro da legenda. Além dele, a deputada Rosa Amorim e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, representam essa nova safra.
Agenda em Pernambuco – Na próxima quarta (28), o presidente Lula visita Estação de Bombeamento em Cabrobó e Terra Nova e assina ordem de serviço em Salgueiro. Os compromissos, além de estreitar os laços com o Nordeste, reforçará ações de infraestrutura na região.