São João de Caruaru 2025 injetou quase R$ 800 milhões na economia

Notícias
Por Redação
2 de julho de 2025 às 12h10min
Foto: Jorge Farias

Não são apenas os 65 dias de festa e 27 polos de animação que garantem a Caruaru o título de Maior e Melhor São João do Mundo. A cada ano, vários índices comprovam o sucesso da festa, marcada pela multiculturalidade, a segurança e a geração de emprego e renda. Em 2025, o evento superou a expectativa de público e de movimentação financeira, com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas e movimentação de R$ 737,6 milhões, números que superam o sucesso registrado nos anos anteriores.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (sem partido), nesta quarta (2), em um evento que recebeu jornalistas, autoridades políticas e servidores, no Centro Administrativo de Caruaru. Na ocasião, o gestor comemorou os resultados. “Foi um sucesso total o São João 2025. Fizemos um trabalho muito importante a respeito da segurança, que é o ponto principal de todos os nossos eventos, e garantimos a valorização dos artistas da nossa terra, do forró e da multiculturalidade, gerando emprego e renda e consolidando nosso São João como o Maior e Melhor do Mundo”, celebrou.

A grandiosidade do evento também se reflete na geração de oportunidades. Apenas durante o mês de junho, foram gerados mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Nos polos de festa, mais de 26 mil artistas fizeram parte das apresentações. Ao todo, 82,85% das contratações foram realizadas pelo edital, com destaque para a valorização da cultura local: mais de 72,73% dos artistas contratados foram de Caruaru e mais de 81,38% das atrações foram de forró.

Entre o público, a aprovação também atingiu números impressionantes. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Simplex Consultoria, em parceria com a Empetur, o índice de pessoas que recomenda a festa chega a 98,2%, enquanto o de aprovação é de 94,2%. O levantamento aponta que, durante a programação, a cidade recebeu pessoas de todo o Brasil, sendo 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul.

Confira os números abaixo:

  • Turismo
    – Mais de 4 milhões de pessoas aproveitaram a programação (8% a mais que 2024;
    — Quase 1.500 crianças passaram pela Bebeteca;
    – 94,2% do público aprova o São João de Caruaru;
    — 98,2% recomendam a festa;
    — 83,1% pretendem voltar ano que vem;
    — 69,1% afirmam que o São João de Caruaru é o melhor;
    – Visitantes do Brasil inteiro: 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul;
    – 100% de ocupação da rede hoteleira.
  • Economia
    – R$ 737,6 milhões movimentados na economia (7% a mais que 2024);
    – 20 mil empregos diretos e indiretos gerados em junho.
  • Cultura
    – 65 dias de evento, com 27 polos de programação (13 na zona rural e 14 na zona urbana)
    — 1.434 atrações contratadas;
    – Mais de 26 mil artistas envolvidos (apresentações de música, dança, exposições, teatros, oficinas, exibições de cinema, etc)
    – 81,38% foram artistas de forró (1.167);
    – 82,85% foram contratados através de edital;
    – 72,73% da grade foi composta por caruaruenses (1.043).
  • Segurança
    — Sistema de videomonitoramento 24h com 300 câmeras;
    — Redução de 6% no número de ocorrências (2.771 em 2025, 2.971 em 2024);
    — Redução de 2,3% no número de ocorrências no Pátio de Eventos (2.343 em 2025, 2.422 em 2024);
    — 8 indivíduos com mandado de prisão identificados por reconhecimento facial.
  • Drilha
    — Mais de 50 mil pessoas;
    — Nenhuma ocorrência registrada.
  • São João Sustentável
    — 352,59 toneladas de lixo domiciliar coletado;
    — 251,6 toneladas de lixo domiciliar coletado no Pátio de Eventos, Estação Ferroviária e entornos;
    — 100,9 toneladas de lixo domiciliar coletado no Alto do Moura;
    — 37,09 toneladas de material reciclável coletadas: 10,79 toneladas de latinhas, 7,15 toneladas de garrafas pet, 2,21 toneladas de plástico, 16,53 toneladas de vidro e 0,23 toneladas de alumínio.
  • Ativações de patrocínio
    – Foram captados R$ 37,7 milhões por meio de patrocínio;
    – 30 marcas entraram com cotas de apoio e patrocínio.

Redação

Ouça agora AO VIVO