Lula Cabral apresenta a Casa do Autista a mães atípicas do Cabo

Notícias
Por Redação
16 de julho de 2025 às 19h15min
Foto: Pedro Batista

Cumprindo mais um compromisso com a população, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), anunciou a criação da Casa do Autista – um moderno centro de apoio e referência para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto foi apresentado durante reunião realizada, hoje, entre o gestor e um grupo representante de mães atípicas do município. A secretária de Saúde, Ricarda Samara e seu executivo, Antônio Amato, também participaram do encontro. 

A criação da Casa do Autista no Cabo é um compromisso com o cuidado e o respeito às famílias atípicas do nosso município. Esse será um espaço acolhedor, com uma equipe especializada e atendimento multiprofissional. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias e queremos estar presentes com ações concretas, que façam a diferença na vida de cada uma delas”, disse Lula Cabral. A Prefeitura irá construir duas unidades modelo do projeto, A primeira será na área central da cidade e oferecerá serviços multidisciplinares e ações de promoção e inclusão social.

Ainda durante o encontro, o prefeito recebeu das mães uma série de reivindicações, com foco em melhorias emergenciais na assistência prestada pelo Centro Integrado Infanto-juvenil, que já funciona no município. Lula Cabral recebeu as demandas com atenção e detalhou as ações de requalificação que estão sendo adotadas pelo município no equipamento. Atualmente, a unidade especializada oferece atendimento em 13 especialidades para crianças e adolescentes portadores de deficiência e com espectro autista. São cerca de mil atendimentos semanais. 

O acesso ao Centro Infanto-juvenil passará a ser feito através da regulação. Isso vai ajudar a ordenar o fluxo de pacientes, assegurando que todos tenham direito aos serviços. Vamos criar um projeto terapêutico com um plano de cuidado individualizado, respeitando às necessidades de cada paciente. O centro também passará por adequações físicas para garantir um ambiente mais seguro e confortável para os pacientes e suas famílias. Todas essas mudanças vão otimizar o fluxo de atendimento e teremos como ampliar o número de crianças beneficiadas em curto prazo”, destacou Lula Cabral.

Redação

Ouça agora AO VIVO