Recife é a cidade que mais ampliou vagas em creches entre as capitais

Notícias
Por Redação
24 de julho de 2025 às 16h30min
Foto: Edson Holanda

O Recife segue consolidando a educação como uma das maiores prioridades da gestão municipal. Entre 2023 e 2024, a capital pernambucana criou cerca de 3.500 novas vagas em creches, o que representa aproximadamente 40,5% de todas as novas vagas criadas nas capitais brasileiras no mesmo período. O número coloca Recife na liderança nacional quando o assunto é expansão da oferta de educação infantil.

Os dados reforçam o compromisso da Prefeitura do Recife com a educação pública de qualidade, com foco no planejamento de longo prazo, desde a primeira infância. A ampliação expressiva das vagas em creche é resultado de um conjunto de ações e investimentos estratégicos que têm colocado a educação no centro das políticas públicas da cidade.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Além da expansão na oferta de vagas, Recife também é referência nacional na qualidade da aprendizagem. A cidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Ouro do programa Criança Alfabetizada, sendo uma das únicas capitais brasileiras a atingir a pontuação máxima de 100 pontos na avaliação da política de alfabetização. O marco é fruto das ações estratégicas do Primeiras Letras, o maior programa com foco na alfabetização na idade certa – até os sete anos de idade – da história da educação do Recife. 

Esses resultados demonstram que Recife tem avançado de forma sólida e consistente, garantindo que mais crianças tenham acesso à escola desde os primeiros anos de vida e assegurando as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento educacional.

Essa transformação tem como motor o Infância na Creche, o maior programa de expansão de vagas em creches já realizado no Recife. Em 2021, a cidade contava com 6.439 vagas em creches. Em pouco mais de três anos e meio de gestão, o número ultrapassou a marca de 13 mil novas vagas, superando – e superando – a meta inicial do programa e ampliando de forma histórica o acesso à educação infantil.

O crescimento impulsionado pelo Infância na Creche também teve reflexos positivos na pré-escola, que, mesmo sem uma meta quantitativa definida, registrou aumentos significativos na oferta de novas vagas, ampliando o atendimento às crianças recifenses em toda a etapa da Educação Infantil.

Redação

Ouça agora AO VIVO