Coluna da segunda: João Campos faz aceno ao PT e a Humberto

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Gabriel Paiva

Presidente nacional do PSB e virtual pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026, o prefeito do Recife, João Campos, esteve presente na abertura do 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado durante todo o último final de semana, em Brasília.

João Campos não só garantiu a presença do PSB no palanque de Lula em qualquer cenário, como também reconheceu a atuação política do senador Humberto Costa, parabenizando sua condução à frente do PT nacional nos últimos meses. O gesto repercutiu muito bem entre os petistas.

O PT já afirmou e reafirmou que a prioridade da legenda em Pernambuco é a reeleição de Humberto ao Senado, considerando que, numa eventual reeleição de Lula, a Casa Alta será um espaço importante de disputa política. O aceno feito por João caminha em direção a uma aliança estratégica para ambos os lados.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Marcando território – A sinalização do prefeito João Campos (PSB) aos petistas, no último final de semana, foi calculada. Ela ocorre poucos dias após o senador Humberto Costa (PT) afirmar, em entrevista à Rádio Folha, que o apoio do PT nas eleições de 2026 em Pernambuco será discutido com o presidente Lula. O melhor cenário para o socialista é contar com o apoio integral da legenda ao seu projeto.

Referência – Durante manifestação na Avenida Boa Viagem, no Recife, neste domingo (3), alguns apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usaram relógios como tornozeleiras. O ato, intitulado “Reaja, Brasil”, aconteceu em diversas capitais do país, pedindo a saída de Lula da Presidência da República e de Alexandre de Moraes do STF.

Proibição – Devido às sanções aplicadas pela Justiça, após sua prisão no mês passado, o ex-ministro Gilson Machado (PL), que está impedido de deixar o Recife, também não pôde discursar durante o ato realizado ontem (3), em Boa Viagem. Apesar disso, ele caminhou pela multidão ao lado do vereador Gilson Filho (PL), subiu no trio elétrico e posou ao lado de políticos e apoiadores.

Resposta – A primeira-dama e secretária de Infraestrutura de Gravatá, Viviane Facundes, fez um vídeo em tom bem-humorado vestindo uma camisa com a frase “a mulé do padi”. A expressão é utilizada de forma jocosa pelos opositores quando se referem à gestora. Ela, no entanto, não se deixa afetar pelos comentários maldosos e disse que sempre quis ser chamada assim.

Futuro da educação – Antes da retomada das sessões ordinárias, marcada para a tarde desta segunda (4), os deputados federais Pedro Campos e Tabata Amaral, ambos do PSB, promovem, na manhã de hoje, na Alepe, o Seminário – Plano Nacional de Educação 2024-2034. O evento reúne gestores públicos, professores, profissionais da área, sociedade civil e a população para debater o tema.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO