
A governadora Raquel Lyra (PSD) participou da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta (13), em Belém, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A chefe do Executivo estadual apresentou iniciativas do Governo do Estado para a transição energética e descarbonização da indústria e reforçou a necessidade de os gestores públicos liderarem os desafios do Brasil colocados durante o evento.
O encontro foi marcado pelo consenso entre 22 estados brasileiros sobre a agenda climática a ser discutida com o governo federal e pela presença de autoridades, a exemplo do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e do prefeito de Belém, Igor Normando.
“Sabemos que grande parte da solução do mundo está aqui. Precisamos reflorestar as áreas que verdadeiramente são desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que hoje ainda é tratada como matriz energética para o polo gesseiro. Em Pernambuco, estamos revertendo este quadro com redução de ICMS e a transição energética com o gás e-metanol”, exemplificou a governadora Raquel Lyra.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Levo dessa convocação um senso ainda maior de responsabilidade e saio refletindo como podemos colaborar para que o Pará se fortaleça e, que possamos, além das pré-conferências, apresentar ao Brasil e ao mundo uma COP histórica, única, feita pelas pessoas certas e no lugar certo”, completou a gestora estadual.
Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou aos gestores presentes as grandes obras estruturantes que estão em curso para a realização da COP30, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro.
“Quero agradecer também a presença do presidente da COP, que teve a oportunidade de apresentar aos governadores do Brasil as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, como também a participação dos estados nos debates e discussões que estarão acontecendo no período da conferência”, pontuou o gestor.