
Embora se declare independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o PL conta com deputados alinhados ao Palácio do Campo das Princesas, a exemplo de Renato Antunes, que tem atuado como um dos mais firmes defensores da governadora Raquel Lyra (PSD) em embates com a oposição.
Mais do que lealdade em plenário, Antunes vem promovendo articulações internas com o objetivo de fortalecer a base governista na Alepe, como a recondução de Nino de Enoque à liderança do PL. A movimentação também atraiu os deputados Abimael Santos e Joel da Harpa, que, até pouco tempo, figuravam entre os críticos mais contundentes da gestão.
Conhecido por seu perfil combativo desde os tempos em que foi vereador do Recife, esperava-se que a Casa Civil do Estado fizesse um gesto de reciprocidade, garantindo a titularidade de Renato na CPI que será instalada hoje (19) na Assembleia. No entanto, a decisão de escolher Nino foi interpretada nos bastidores como um sinal de inversão de prioridades do Palácio, que vai perder uma voz ativa no momento em que mais precisa.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Jogada – Como o Blog Cenário antecipou, o deputado Antonio Coelho (UB) deverá ser eleito presidente da CPI que será instalada hoje (19) na Alepe. O cargo impede uma eventual tentativa de substituição de seu nome na comissão, após a federação entre seu partido e o PP, que será oficializada nesta terça.
Origem – Militante histórico do PSB, o deputado Waldemar Borges agora integra os quadros do MDB. O parlamentar já foi filiado ao partido no pós-ditadura e, em 1988, disputou sua primeira eleição para vereador pela legenda. Seu retorno é parte de uma articulação política que visa diminuir a influência do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Visual – A governadora Raquel Lyra embarcou de vez no clima eleitoral. Durante a inserção do PSD que foi ao ar na noite de ontem (18), a presidente da legenda vestiu o tradicional roxo utilizado por ela nas três últimas campanhas em que foi vitoriosa. A cor do texto aplicado no material também faz referência à sua roupa.
Cidadania – O prefeito João Campos (PSB) lança hoje (19), no Recife, uma iniciativa que oferece bolsas de estudo para pessoas em situação de rua. Os valores variam de R$ 200 a R$ 600, conforme a fase de cada participante. De acordo com a gestão, 30 pessoas serão beneficiadas na primeira etapa.
Tarde movimentada – No mesmo horário em que a governadora Raquel Lyra (PSD) estará realizando o Ouvir para Mudar em Caruaru, nesta sexta (22), às 16h, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará recebendo o título de cidadão do município. A propositura é do vereador Delegado Lessa, do Republicanos.