
Impulsionadas pela popularidade do presidente Lula em Pernambuco, a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), e a deputada estadual Rosa Amorim (PT) intensificaram a pré-campanha rumo à Câmara Federal. Com forte presença nas redes sociais e atuação destacada junto aos movimentos sociais, as parlamentares vêm consolidando bases pelo estado.
Expoente do MST, Rosa contará com o empenho dos trabalhadores rurais para alavancar sua candidatura, especialmente no interior, onde o movimento tem forte capilaridade. Já Liana caminha para receber o apoio do Sintepe, sindicato que representa os professores da rede estadual de ensino e que possui grande poder de mobilização.
As duas contam com o respaldo do PT e integram uma estratégia da legenda para ampliar a bancada progressista no Congresso na próxima legislatura. Na última eleição, a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) elegeu três deputados federais por Pernambuco e, dependendo da montagem da chapa, nada impede que esse número aumente.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Bateu na trave – Diferente da deputada estadual Rosa Amorim (PT), essa não será a primeira vez que a vereadora Liana Cirne (PT) disputará uma cadeira na Câmara Federal. Em 2022, a professora não foi eleita por muito pouco. Ela recebeu 57.284 votos, 2.402 a menos do que o deputado Renildo Calheiros (PCdoB), que ficou com a última vaga da federação.
Alívio – Detida em Israel ao tentar levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) desembarcou ontem (9), no Aeroporto de Guarulhos após ser liberada. Ela esteve na prisão de Ktzi’ot, no deserto do Negev, antes de ser transferida por via terrestre à Jordânia. A ação da flotilha teve repercussão internacional.
Antecipação – O ministro Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal. Ontem (9) foi sua última sessão plenária na Corte. Com a decisão do magistrado, caberá ao presidente Lula indicar um novo integrante para o STF. A saída deve ocorrer oficialmente na próxima semana.
Faturamento – Como já vinha sendo esperado, o Sport confirmou a transferência do jogo contra o Flamengo, no dia 13 de novembro, para a Arena de Pernambuco. De acordo com o clube, uma empresa interessada na renda da partida ofertou R$ 3 milhões ao Leão pelo novo local, com a expectativa de estádio lotado. A decisão gerou insatisfação nos torcedores.
SAF tricolor – Poucos dias depois de carimbar o acesso para a Série C, o Conselho Deliberativo do Santa Cruz esteve reunido e aprovou a proposta vinculante feita pela Cobra Coral Participações para a compra de 90% das ações do clube. Dos 173 conselheiros presentes, 166 votaram a favor e sete foram contrários. A autorização vai permitir que R$ 1 bilhão seja investido em até 15 anos.














