
A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou esta semana a convocação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para explicar um edital da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que abre vagas para uma turma de Medicina exclusiva para alunos do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O autor dos requerimentos é o presidente da CTFC, senador Dr. Hiran (PP-RR). Além da convocação de Camilo Santana e Paulo Teixeira, a comissão aprovou um convite ao reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes. Dr. Hiran classificou o edital como “uma anomalia”.
“Um curso de medicina com viés absolutamente ideológico, o que nos causa uma perplexidade extrema. A classe médica se assustou, e eu, como presidente da Frente Parlamentar da Medicina, fiquei extremamente preocupado. Vamos abrir um precedente muito perigoso. Eu nunca vi isso. Isso é uma novidade muito ruim para a formação do médico”, disse.
Reviravolta
Nesta sexta (10), uma nova decisão derrubou a segunda suspensão do edital, provocada por um vereador do Recife. A primeira ação foi movida por Tadeu Calheiros (MDB), que foi revertida na última terça (7).
No dia seguinte, uma nova liminar com uma nova suspensão foi concedida através da provocação de Thiago Medina (PL). Esta segunda decisão foi derrubada, sob a alegação de que o Judiciário não pode interferir no mérito administrativo da UFPE, a não ser que se comprove a incapacidade de manter a qualidade do curso, não sendo este o caso.














