Coluna da sexta: o principal ativo de Eduardo da Fonte para 2026

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
31 de outubro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Exercendo seu 5º mandato consecutivo na Câmara Federal e com atuação de destaque voltada à saúde, o deputado Eduardo da Fonte chegará a 2026 bastante fortalecido, seja para buscar a reeleição ou encarar uma disputa inédita pelo Senado.

À frente da Federação União Progressista em Pernambuco, Dudu ocupa mais um espaço que reforça seu papel nas articulações eleitorais. A nova estrutura partidária coloca o parlamentar em posição estratégica para a montagem das chapas proporcionais e nas negociações em torno da majoritária.

Com o comando de uma federação que promete ser protagonista, Eduardo da Fonte entra no ciclo eleitoral com um grande ativo: o poder de influência no diálogo com os principais agentes políticos. Em meio a tantas especulações, o caminho que a federação resolver seguir tem tudo para ser um divisor de águas no pleito.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Costura – Em meio à indefinição sobre seu futuro eleitoral, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, segue ampliando suas articulações. Buscando fortalecer sua presença na capital pernambucana, o ex-prefeito de Petrolina se reuniu com os vereadores Eriberto Rafael e Zé Neto, ambos do PSB.

Habilidade – Com atuação consolidada no meio empresarial, Fred Loyo cumpriu com êxito a missão dada pela governadora Raquel Lyra (PSD) de presidir o PSDB. Também soube preservar as boas relações, inclusive com os adversários de ocasião. O fato de não ter pretensões políticas foi essencial na caminhada.

Celebração – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), vai homenagear os 90 anos do Grupo JCPM. A solenidade está prevista para o dia 19 de novembro, na própria Casa, e deve reunir importantes nomes do jornalismo, da política e do empresariado pernambucano.

Passagem da faixa – O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), passou o comando do município para sua vice, Comandante Débora (PT). Ele foi convidado pela Frente Nacional dos Municípios para representar a cidade no maior congresso de Cidades Inteligentes do Mundo, realizado em Barcelona, na Espanha.

Opção – Considerada uma legenda de perfil moderado, o PSB tem se tornado uma alternativa para políticos que não encontram, em seus atuais partidos, o ambiente desejado para disputar cargos nas eleições de 2026. É o caso das ministras Marina Silva e Simone Tebet, que estão bem cotadas para ingressar na sigla liderada por João Campos.

Ouça agora AO VIVO