Coluna da quinta: pernambucano tenta salvar indicação para o STF

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
27 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Antônio Cruz

Indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal, o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem enfrentado resistência política por parte do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UB-AP), que tem encarado a escolha como uma afronta, já que ele não foi avisado pelo petista.

Para ter seu nome aprovado na sabatina que será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e em seguida no plenário, Messias iniciou esta semana uma série de diálogos com os senadores. O rito é tradicional entre os indicados ao STF, mas, desta vez, ocorre em um contexto especial, marcado pelo desgaste na relação entre Lula e Alcolumbre.

O primeiro partido com o qual Jorge Messias iniciou conversas foi o PSD, que detém a segunda maior bancada do Senado. Em seguida, será a vez do MDB, que também conta com um número expressivo de senadores. Se nenhum fato novo acontecer, a sabatina com o advogado ocorre no dia 10 de dezembro, na CCJ.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Afago – Buscando distensionar o clima entre o Planalto e o Senado, o pernambucano Jorge Messias publicou, nesta semana, uma carta direcionada a Davi Alcolumbre (UB-AP). Ontem (26), o advogado foi visto circulando pelos corredores do Congresso, no entanto, garantiu que a conversa com o presidente da Casa Alta ainda não aconteceu.

Gesto de grandeza – Chamado para discursar em nome da Câmara Municipal no evento que formalizou um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal na área de segurança, o presidente, Romerinho Jatobá (PSB), passou a palavra para o vereador Fabiano Ferraz (MDB), que além de ser guarda municipal, representa a categoria na Casa de José Mariano.

Pai e filho – Enquanto Marília Arraes (SD) visitava o ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), o ministro Silvio Costa Filho se reunia, em Brasília, com o também ministro Wolney Queiroz. O que eles têm em comum é que ambos tentam se projetar para uma disputa ao Senado, em 2026, na chapa liderada por João Campos (PSB).

Sinais – Embora nunca tenha afirmado que pretende disputar a eleição para deputado estadual em 2026, o vice-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Bruno França, é sempre lembrado para concorrer ao cargo. O novo indicativo de que pode ser testado nas urnas, em breve, foi a repaginada que deu nas redes sociais, com direito a uma logo fazendo referência ao seu nome.

Capacitação – De hoje (27) até o domingo (30), a Capital do Agreste será sede do 1º Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos. Além da classe política, o evento contará com a presença de profissionais que podem contribuir com o exercício do mandato. O anfitrião será o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB).

Ouça agora AO VIVO