Câmara dos Deputados promove no Recife seminário sobre impactos da escala 6×1

Notícias
Por Redação
28 de novembro de 2025 às 18h50min
Foto: Chico Ferreira

A redução da jornada de trabalho será debatida com a classe trabalhadora no Recife nesta segunda (1º). O deputado Pedro Campos (PSB) vai promover na cidade, em conjunto com a Subcomissão Especial da Escala de Trabalho 6×1 da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, uma edição dos seminários regionais para debater o modelo de jornada adotado em diversos setores produtivos. O encontro ocorrerá no Auditório José de Anchieta, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na capital pernambucana. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O seminário, coordenado por Pedro Campos, reunirá trabalhadores, empregadores, representantes do poder público, pesquisadores e especialistas para discutir os impactos e desafios da escala 6×1 na saúde, na rotina e nas relações de trabalho no Brasil.

Para o deputado o momento exige a construção de uma nova lógica de jornada laboral, mais humana, moderna e compatível com as transformações sociais e produtivas do país.

Queremos a participação da sociedade para somar forças pelo fim da escala 6×1. O trabalho precisa fazer bem, preservar a saúde mental e não ser mais um motivo de adoecimento. Estou no Congresso, na luta, para acabar com a escala 6×1 e construir uma nova jornada: mais justa, mais humana, sem redução de salário”, destacou o parlamentar.

Ele lembra ainda que a última redução de jornada no Brasil ocorreu há quase 40 anos, durante a Constituinte de 1988, quando o país passou de 48 para 44 horas semanais. “Os novos tempos exigem uma revisão digna, atualizada e que respeite a vida de quem trabalha”, completou.

Além de Pedro Campos, participam do seminário lideranças representativas do mundo do trabalho e do setor produtivo, que irão expor perspectivas complementares sobre o tema. Entre os convidados estão Luiz Gustavo de Pádua Walfrido, presidente da UGT-PE; o deputado federal Leonardo Prates (PDT-BA); o vereador do Recife Rinaldo Júnior; Aldo Amaral de Araújo, presidente do SINTEPAV-PE; Maurício Laranjeira, representando a Fiepe; e Jullyane Vasconcelos das Chagas, pela Fecomércio. 

A iniciativa integra o cronograma de debates previsto no Requerimento nº 81/2025, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que determina a realização de audiências, seminários e estudos de forma paritária entre trabalhadores e empregadores, com a presença do poder público e de representantes da academia. 

Os encontros estão sendo distribuídos por diferentes regiões do país para captar realidades locais, identificar particularidades setoriais e contribuir para o relatório final da Subcomissão. O objetivo é ampliar o diagnóstico sobre os efeitos da jornada 6×1, suas variações regionais, os impactos sobre a produtividade e a saúde dos trabalhadores, além de ouvir setores que enfrentam desafios específicos com esse regime.

Ouça agora AO VIVO