Coluna da terça: Dani faz imersão partidária com futuros correligionários

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Péricles Chagas

Em mais uma demonstração de coesão com seus futuros companheiros e companheiras, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) atendeu à convocação do senador Humberto Costa (PT) e se juntou a outros petistas na subida ao Morro da Conceição, nesta segunda (1º), para participar da tradicional celebração religiosa.

Sem ambiente para permanecer no PSOL, a parlamentar vem, desde a última eleição, emitindo sinais de migração para o PT. Não por acaso, já filiou seu grupo político à legenda e participou ativamente do processo interno que escolheu as novas direções petistas. No entanto, o movimento ainda esbarra na ausência de janela partidária.

Enquanto o calendário eleitoral não permite a troca formal do PSOL pelo PT, Dani Portela vai ocupando espaços, testando convivências e ampliando relações em agendas públicas ao lado de nomes com os quais, muito em breve, ela compartilhará o mesmo território de maneira integral, quando vai encarar a reeleição para um novo mandato. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Audiência – Estilo prévia eleitoral, setores ligados à governadora Raquel Lyra (PSD) e ao prefeito João Campos (PSB) estão mobilizando aliados para as agendas com o presidente Lula nesta terça (2), em Ipojuca e Cupira. A ordem é garantir o maior número de apoiadores possível e mostrar a força de cada um nos dois municípios.

Revezamento – Ganha força nos bastidores da Federação Brasil da Esperança a possibilidade da ministra Luciana Santos, voltar a disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. Já o atual parlamentar, Renildo Calheiros (PCdoB), seria a primeira opção dos comunistas para ocupar uma pasta na União, numa eventual reeleição do presidente Lula.

Diagnóstico – Ao entregar as chaves de cada uma das 10 ambulâncias dos hospitais contemplados com os veículos, a governadora Raquel Lyra (PSD) procurou saber com cada gestor como estava a situação das unidades. Escutou sobre avanços e recebeu demandas sobre melhorias. Sobrou puxão de orelha público para a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Projeto nacional – Um dia antes da agenda de Raquel Lyra (PSD) com o presidente Lula em Pernambuco, o cacique do PSD, Gilberto Kassab, reafirmou que seu partido estará alinhado com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para o Planalto, caso ele decida concorrer à presidência da República em 2026. A declaração deixa a governadora numa tremenda saia-justa.

Desejo – Na mesma entrevista à Jovem Pan, Kassab não escondeu a vontade de disputar o governo paulista, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) embarque mesmo em um projeto nacional. O presidente nacional do PSD vem sendo incentivado por alguns setores da política a encarar o desafio.

Ouça agora AO VIVO