
Responsável por 41,70% do eleitorado pernambucano, a Região Metropolitana do Recife será peça-chave da eleição estadual de 2026. O ambiente segue favorável a João Campos (PSB), mas a governadora Raquel Lyra (PSD) vem avançando em um território onde o prefeito construiu sua principal fortaleza eleitoral.
Embalada por um governo bem avaliado, Raquel filiou ontem (22) dois prefeitos da RMR ao PSD: Diego Cabral (Camaragibe) e Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes). Embora já integrassem sua base política, o ingresso dos gestores no partido é carregado de simbolismo, por ocorrer justamente na região onde o PSB historicamente exerceu hegemonia.
Com a chegada de Mano e Diego, o PSD passou a contar com nove dos 14 prefeitos da RMR, número que confere a Raquel um novo peso político na busca pela reeleição. Os atos de filiação também têm servido como uma espécie de prévia eleitoral, com frases de efeito e discursos direcionados aos opositores.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Nova missão – Durante evento do PSD, o ex-chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Márcio Rocha Leite, foi anunciado como pré-candidato a deputado federal. Em conversa com a coluna após o evento, ele garantiu que sua saída do governo, no início de novembro, ocorreu para cuidar do projeto eleitoral.
Cortejado – Gilberto Kassab e Raquel Lyra fizeram questão de convidar publicamente o deputado Mendonça Filho (UB) a se filiar ao PSD. O gesto evidencia a importância do parlamentar, tanto no contexto estadual, quanto no nacional. A convocação não é apenas uma demonstração de apreço, mas uma ação da legenda para ampliar sua bancada.
Registro – Durante a filiação dos prefeitos da RMR ao PSD, o pré-candidato a federal, Daniel Coelho, alfinetou ex-prefeitos de Jaboatão dos Guararapes. O secretário estadual elogiou Mano Medeiros (PSD), pontuando que diferente dos antecessores que moravam em Recife, o atual gestor faz questão de viver em Jaboatão.
Desafio – Integrante de uma gestão que ainda não mostrou resultados concretos, Amanda Ramos, filha do prefeito de Paulista, Severino Ramos (PSD), vai concorrer a uma cadeira na Alepe pelo PSD. Atualmente, ela ocupa um cargo no primeiro escalão da administração municipal e precisará convencer os eleitores paulistenses de que não será uma decepção.
Encontro de gerações – O ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB) e o deputado Jarbas Filho (MDB) receberam, antes do evento do PSD, a governadora Raquel Lyra (PSD), a vice Priscila Krause (PSD) e o ex-governador Gustavo Krause. O momento carregado de simbolismo demonstra uma convergência política entre eles.













