Coluna da sexta: João e Silvio cada vez mais entrosados

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
16 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Na mesma semana em que cravou o mês que iria deixar o comando do Ministério de Portos e Aeroportos para disputar o Senado e se reuniu com o presidente Lula, o ministro Silvio Costa Filho também cumpriu agenda ao lado do prefeito do Recife João Campos (PSB), pré-candidato ao Governo de Pernambuco.

Com a disputa pelas vagas ao Senado ainda em aberto, cresce a avaliação nos bastidores de que Costa Filho desponta como nome forte para integrar a chapa majoritária que será encabeçada por João Campos. A concorrência é grande, mas os sinais indicam que o ministro larga bem posicionado na corrida à Casa Alta.

Embora fosse institucional, a agenda no Aeroporto do Recife também serviu para afinar o discurso eleitoral. Silvio aproveitou a oportunidade para exaltar o aliado e reforçar a sintonia com o projeto liderado por João. Esse entrosamento entre os dois fica mais evidente a cada novo encontro.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Beija-mão – Após a cerimônia de posse de Carlos Neves enquanto presidente do TCE-PE, formou-se uma imensa fila para registros dos convidados com o conselheiro. Apenas ele e o ex-presidente do tribunal, Valdecir Pascoal, discursaram no evento, que contou com a presença dos principais nomes da política pernambucana.

Reconhecimento – De acordo com levantamento realizado em novembro de 2025 pelo Ipespe, 73% das advogadas e dos advogados do estado afirmam confiar na atual gestão da OAB-PE, presidida por Ingrid Zanella. O índice reflete a aprovação de sete em cada dez profissionais inscritos na seccional.

Expansão – Não é só o deputado estadual Renato Antunes (PL) que vai migrar para o partido Novo. A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB), também está com a filiação encaminhada e, em breve, deve anunciar a mudança para a legenda, que tem trabalhado para ampliar sua influência política em Pernambuco.

Clima eleitoral – Os discursos durante a entrega da Ponte do Arruda, nesta quinta-feira (15), saíram do campo institucional e migraram para o político. Aliados do prefeito João Campos (PSB) presentes no evento fizeram questão de dar o tom na inauguração do equipamento, que recebeu R$ 17 milhões em investimento.

Palanque triplo – Embora faça juras de amor à governadora Raquel Lyra, o deputado João Paulo (PT) defendeu o apoio do seu partido não só à chefe do Executivo estadual, como também a João Campos (PSB) e Ivan Moraes (PSOL). A ideia do petista é fortalecer a candidatura do presidente Lula em Pernambuco.

Ouça agora AO VIVO