
A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta sexta (16), a restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, no Centro do Recife, devolvendo à população um dos mais importantes símbolos religiosos, históricos e culturais de Pernambuco. A obra integrou o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à preservação do patrimônio histórico e à revitalização da área central da capital. A vice-governadora Priscila Krause (PSD) acompanhou a entrega.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“É uma alegria entregar, como a primeira obra de 2026, uma igreja que é símbolo de afetos, de memória e de história aqui no coração do Recife. A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das obras arquitetônicas que trazem toda a cultura pernambucana e a religiosidade do nosso povo. Temos aqui uma parceria firme com o Iphan, e por meio do Novo PAC mais de R$ 3 milhões foram investidos. E isso é apenas uma parte de um conjunto de intervenções promovidas pelo Governo do Estado, que vão do Mosteiro de São Bento, em Olinda, passando pelo Liceu de Artes e Ofícios, a Fábrica Tacaruna, o Cinema São Luiz, devolvendo ao povo pernambucano a possibilidade de conhecer e de se reconhecer através de obras que são patrimônio da nossa humanidade, da nossa sociedade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Localizada na Praça da Independência, a igreja barroca do século XVIII passou por uma intervenção conduzida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC. O investimento total foi de R$ 3,4 milhões, com foco na restauração dos bens móveis e integrados que compõem o acervo artístico e litúrgico do templo.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou que a entrega representou um marco para a política estadual de preservação. “Foi uma obra que começou em setembro de 2024, concluída no final de novembro e agora a gente está tendo essa oportunidade de reabri-la aqui na frente da Praça da Independência, a nossa Pracinha do Diário, que em breve vai ter outro monumento restaurado pelo Governo do Estado, o antigo prédio do Diário de Pernambuco”, afirmou a presidente.
Representando o Iphan, o presidente do órgão, Leandro Grass, destacou a importância da parceria com o Governo de Pernambuco para garantir a preservação de patrimônios de relevância nacional. “Mais do que um templo religioso, este é um espaço de memória, conta muito sobre a história do Estado. Agora, devidamente restaurada, a igreja fica disponível novamente para a população, não só para aqueles que a frequentam, mas também para os turistas. Os que vêm conhecer o Recife podem aprender mais sobre o Recife visitando essa igreja”, afirmou o presidente.
Ao longo de 13 meses, os trabalhos de restauração abrangeram a recuperação dos principais elementos artísticos e arquitetônicos da igreja, incluindo forro, retábulos, ornamentos da capela-mor e peças históricas como a pia batismal, o arcaz da sacristia e imagens sacras. Para o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, a entrega simboliza não apenas a recuperação física do espaço, mas a possibilidade de retomar plenamente as atividades litúrgicas e o acolhimento da comunidade no coração do Recife.
“É uma igreja viva, uma comunidade paroquial ativa. Poder recebê-la restaurada nessa bela parceria entre o Iphan, o Governo do Estado e Arquidiocese é fundamental para que a gente possa conservar o patrimônio histórico cultural da nossa Zona Metropolitana e em todo o Estado. Nós estamos entregando uma igreja, um templo, um espaço de vida, de fé, de encontro com Deus”, acrescentou o arcebispo.
A entrega da Igreja Matriz de Santo Antônio fez parte de um conjunto mais amplo de ações do Governo de Pernambuco para a requalificação do Centro do Recife, por meio da recuperação de equipamentos históricos e culturais. Entre as iniciativas em andamento estão a segunda etapa das obras do Cinema São Luiz, intervenções no Ginásio Pernambucano, na Estação Central Capiba – Museu do Trem e no Liceu de Artes e Ofícios, além da licitação lançada para a requalificação da antiga sede do Diario de Pernambuco, no entorno da Matriz.














