Coluna da quarta: defesa de Lula aproxima Ivan Moraes de petistas

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
21 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Divulgação

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSOL, Ivan Moraes tem intensificado os movimentos de aproximação com o PT, estratégia que passa, necessariamente, pela defesa e pelo engajamento na reeleição do presidente Lula ao Planalto.

Nos últimos dias, o debate ganhou novos contornos após o deputado estadual João Paulo (PT) defender publicamente que o partido apoie três palanques no estado: o da governadora Raquel Lyra (PSD), o do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também deve disputar o Executivo estadual, e o de Ivan Moraes.

Já nesta terça (20), o ex-vereador do Recife esteve com o presidente estadual do PT, o deputado federal Carlos Veras. Na ocasião, reforçaram a unidade em torno de Lula. O gesto foi visto como mais um passo de Ivan na tentativa de se credenciar como alternativa à esquerda no estado, em um cenário marcado pela polarização.

Vale lembrar que, em 2018, petistas insatisfeitos com a decisão do partido de não lançar Marília Arraes ao Palácio do Campo das Princesas migraram parte de seus votos para Dani Portela (PSOL), que disputou o Governo do Estado e obteve 188.087 votos. Dirigentes do PT já defendem publicamente o nome de Ivan, que pode ser beneficiado com a tática.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Novo cargo – Depois de deixar o comando da Secretaria de Saúde de Olinda, a assistente social Ana Callou, que já atuou em outros governos do PSB, foi nomeada na Prefeitura do Recife na última sexta (16). Ela passa a exercer o cargo de gerente-geral de Redes de Atenção à Saúde.

Imprevisto – Após cumprir agenda ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD) em municípios do Agreste, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão (PSD), passou mal. Por conta do ocorrido, o gestor não pôde participar da entrega da cozinha comunitária em seu município e permaneceu em repouso.

Tempo sobrando – Os deputados Abimael Santos e o vereador do Recife Thiago Medina, ambos do PL, deixaram Pernambuco para se encontrar com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que lidera uma caminhada rumo a Brasília contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o ato não tem atraído grande adesão de apoiadores.

Mais uma – O Governo de Pernambuco abriu uma nova licitação para a construção da 5ª creche que pretende inaugurar no Recife. Esta última será na comunidade do Bode, com valor estimado em R$ 4.804.403,52. As propostas serão abertas em 10 de fevereiro e o prazo da obra é de 6 meses após assinatura da ordem de serviço.

Decisão – O presidente da Comissão de Finanças da Alepe, Antonio Coelho (UB), se autointitulou relator geral da matéria enviada pela governadora Raquel Lyra (PSD), que altera a LOA. Ele garantiu que a medida está prevista no artigo 302 do regimento interno da Casa. Ainda assim, houve insatisfação dos governistas presentes.

Ouça agora AO VIVO