Eugênia Lima celebra um ano de mandato com frevo e homenagens

Notícias
Por Redação
30 de janeiro de 2026 às 07h55min
Foto: Tiago Calmon

Em clima de celebração carnavalesca, a vereadora de Olinda, Eugênia Lima (PT), realizou, na noite dessa quinta (29), no Clube Vassourinhas, um evento para comemorar o primeiro ano de mandato. O evento foi marcado pelo balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2025, reunindo política, cultura e participação popular em uma mesma festividade.

Com apresentação da Orquestra de Frevo de Babá, a atividade transformou a prestação de contas em um momento de encontro, alegria e valorização das tradições de Olinda. Moradores, apoiadores e aliados participaram da programação, que também contou com o ato de Votos de Aplausos a nove grupos de passistas e ao Clarins de Olinda. “A gente fez questão de unir o balanço do mandato com as homenagens a quem faz de Olinda uma referência cultural”, destacou a vereadora durante discurso. 

A atividade contou ainda com a presença de lideranças políticas da esquerda, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, a deputada estadual Rosa Amorim, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco Ivan Moraes e o ex-deputado federal Fernando Ferro.

Números do mandato
Durante o primeiro ano na Câmara Municipal de Olinda, Eugênia Lima aprovou oito leis, com destaque para a que garante a distribuição de material de proteção para trabalhadores informais durante o Carnaval. O gabinete encerrou o ano de 2025 com sete projetos em tramitação.

O mandato também apresentou 204 requerimentos, encaminhando demandas da população ao Poder Executivo, com pedidos de obras, manutenção e melhorias na infraestrutura urbana. Ainda foram realizadas seis audiências públicas, sete gabinetes itinerantes em bairros da cidade e onze encontros do programa Fala, Olinda, fortalecendo a escuta direta e a participação popular.

Outro destaque foi a campanha Cabe Todo Mundo no Carnaval, que reuniu 757 demandas coletadas por meio de formulário online, encontros presenciais, oficinas e seminário, reforçando o compromisso com a construção coletiva de políticas públicas.

Eugênia Lima ressaltou que “a cultura precisa ser o centro da política se a gente quiser transformar a nossa cidade e o nosso país”. Ela também relembrou sua trajetória nos movimentos culturais e o desafio de atuar no Legislativo. “Eu cheguei sozinha à Câmara, enfrentando muitas violências que a política impõe, mas nada disso seria possível sem a força coletiva que constrói esse mandato”, afirmou.

Ouça agora AO VIVO