
Em mais uma entrevista concedida ao colunista do Blog Cenário, Américo Rodrigo, direto de Brasília, o deputado federal Mendonça Filho (UB) falou sobre o trabalho da governadora Raquel Lyra (PSD) em diversos pontos, especialmente no que diz respeito à gestão e às entregas. Para ele, a chefe do Executivo reúne requisitos para alcançar a reeleição.
“Ela está fazendo um trabalho revolucionário, transformador na área de estradas, de habitação popular, saúde, educação e em áreas emblemáticas e muito investimentos no programa de águas, hoje o estado está cada vez melhor, ela tem todos os méritos para ser reeleita governadora de Pernambuco”, afirmou.
Mendonça comentou a possibilidade de mudança de partido para disputar as eleições deste ano pela legenda da governadora, o PSD. “Houve de fato o convite da própria governadora Raquel e de Kassab, para que eu pudesse me filiar ao PSD, mas essa é uma decisão que vou deixar para tomar na janela partidária, em março”, finalizou.
PEC da Segurança
Mendonça ainda falou sobre a situação atual da PEC da Segurança Pública, da qual ele é relator na Câmara dos Deputados. Com a retomada dos trabalhos legislativos, o tema deverá ser um dos focos do Congresso Nacional.
“O substitutivo da PEC tá pronto desde dezembro de 2025 e será pautado como prioridade pelo presidente da Câmara (Hugo Motta) pós-Carnaval. Hoje, por razões lógicas, a maior preocupação do brasileiro é justamente com a falta de segurança e a violência que toma conta do país, 26% da população hoje vive sob influência direta do crime organizado”, disse ele.
A PEC da Segurança Pública foi apresentada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski em 2024, mas sofreu alterações feitas por Mendonça Filho. À época, a proposta original foi criticada por governadores da oposição, que apontaram uma possível interferência da União nas políticas de segurança dos estados.













